martedì 5 giugno 2012

"Macarrão Baiandonnay" e peito de pato - falta de inspiração total para um texto


Pode parecer engraçado quantas vezes eu comecei esse texto e deletei, dei espaço, fiz apenas um parágrafo e depois, novamente, apaguei-o...
Sem inspiração, e já passados vários dias desde que inventei essa receita.

Chuva lá fora, muito frio, falação das pessoas, o cachorro que chora e não estou na minha casa, mas isso é bastante normal quando estou criando um produto e não tenho idéia de onde começar, mas para começar um produto um brainstorming resolve boa parte do problema, mas escrever não.

Quando estou em casa vou no terraço, observo minhas plantas: se o limão tem vestígios de botões, se meus morangos estão em flor, quantas flores terá minha cymbidium e de repente o "fio" de um texto aparece.
Definitivamente barulho, de qualquer tipo, não combina com concentração, pelo menos na minha cabeça.


Pensando em ingredientes exóticos como o cardamomo e o anis-estrelado, o manjericão, o tomate do mediterrâneo inventei o "macarrão baiandonnay": laranja bahia, vinho branco (chardonnay), regados a um noisette aromatizado em casa (ensino no livro!), finalizado com um belo peito de pato .

Sei que é inútil tentar imaginar um macarrão assim, mas o sabor cítrico da laranja foi totalmente suavizado com a redução no vinho, assumindo o papel de protagonista deste prato vem as especiarias, novamente suavizadas pela "noisette". O pato passa então ao posto de guarnição.






Minha sugestão de vinho para este prato é um Montepulciano D'Abruzzo - Da ma
Varietal: 100% Montepulciano D'Abruzzo
Fermentação: Aço Inoxidável, 8 dias de maceração
Fermentação Malolática: Aço Inoxidável
Idade: 12 meses em barril de carvalho, 6 meses na garrafa antes de ir para o mercado
Corpo: Médio
Graduação alcoólica: 13.%

Poderá também gostar