sabato 18 aprile 2015

Arroz Pilau, medo de avião






Minhas mãos seguravam com tanta força aquele braço do assento que horas mais tarde senti os bíceps braquiais doloridos. Não era exatamente turbulência o problema, estava em mim o problema. Ao menor chacoalhar do avião naquela estrada nublada lá estavam as mãos apertando os braços de
 novo.

E, aqueles 65 minutos confinada naquele aeródino de duralumínio e fibra de grafite reforçada com Kevlar e radome de epoxi, mais pesada que o ar, voando bem perto de nuvens pesadas eram 650 horas, para mim. 

Olhei os passageiros ao redor, até onde meu pescoço tenso alcançava. Uma visão do inferno, alguns liam revistas, jornais, aproveitavam o serviço de bordo. E, eu ali, nem piscar conseguia. Tomei coragem e alcancei a revista de bordo no bolso do assento. Folheando me deparo com a coluna de uma repórter viajante, dessas que desbravam o mundo fotografando, comendo e vivendo em lugares remotos, como fazia uma amiga minha na época que a fotografia era meu ganha-pão.

A viagem às ilhas Comores, um lugar que ainda hoje me remete ao Tahiti e a Paul Gauguin, toda vez que lembro. Sei que não tem nada em comum esses dois lugares tão distantes, mas sabe aquelas associações cerebrais inevitáveis?

A reportagem toda era tão interessante que esqueci o medo de voar por alguns minutos, uma meia hora talvez, e quando me dei conta o tiozinho do cockpit já falava na aterrissagem. Pronto, hora do desespero, não há tempo de rasgar as páginas, são várias. Pega o celular e tira uma foto pelo menos. Feito.
Olha pela janelinha e tenta ver a torre Eiffel, será, será?




Arroz de Pilau (Ilha Comores - ´Africa)

Para 2 pessoas

1/2 xícara de arroz Basmati (usei arroz de jasmin)
1 copo americano de leite de côco grosso e um pouco de água para limpar o copo
1/2 xícara de agua
1 fatia de manteiga, algo em torno de 10 gramas
1 colher de café de cúrcuma em pó (na receita original vai a cúrcuma ralada, algo como 2 unidades)
1 punhado de uvas de corintho (usei umas 6 unidades e me arrependi, devia ter colocado mais)
2 cravos da índia
1 bastão pequeno de canela
1/2 anis estrelado
6 sementes de cardamomo verde, sem a baga
sal a gosto
pimenta branca moída na hora.


Preparo

Coloque o arroz em uma tigela e cubra de agua, deixe de molho por 10 minutos. Escorra e coloque o arroz em uma cocote com o leite de côco e a agua, misture todos os ingredientes e leve à fervura.

Quando buracos começarem a surgir desligue o fogo, tampe.
Seu arroz estará no ponto em 15 minutos.




Para acompanhar alguns filés de pescada empanados na farinha de arroz, ao modo vietnamita, mas esse é já outra história......





Poderá também gostar