giovedì 3 settembre 2015

Croxeti (Corzetti) ligure






croxeti com "motion blur"


Eu não gosto muito de Gênova, acho uma cidade meio sem graça, mas gosto das cidades que a  circundam, San Remo, e mais adiante indo pra França toda a costa azul. Fascinante. Todo aquele mar de águas azuis que ora são turquesa, ora de um azul profundo, quase índigo. E tem Mônaco, o principado. Dar uma volta de carro por lá, fazendo o mesmo trajeto do circuito de fórmula um, passando por todas aquelas curvas, a curva da marina, com seus iates imensos e luxuosos.

De San Remo direção oposta (entroterra) tem uma estrada, por ela se vai até chegar às montanhas. Várias delas, cada uma com um vilarejo no cimo. A mais alta, Triora, o vilarejo das bruxas. Uma mistura de clima de montanha e  esoterismo. Palco de uma sangrenta caça às bruxas na época da inquisição genovesa. Depois, visitar Apricale, onde nos alojamos em um hotel difuso, um conceito particular, os quartos do hotel estão dispersos por pequenas casas por todas as ruelas do vilarejo e distam aproximadamente 25mts-50mts da recepção e da sala pranzo, onde se toma o café-da-manhã.

Dessa parte da Liguria voltei com ótimas experiências culinárias. Passei a respeitar alguns restaurantes italianos só porque usam a azeitona Taggiasca no cardápio, uma espécie dentre tantas azeitonas de cor marrom a negro-violacea mas com sabor muito especial. A cozinha é de aspecto pobre, ou melhor, frugal, se comparada à cozinha emiliana. A escassez de pasto bovino obrigou os "liguri" a desenvolver uma cozinha a base de ingredientes locais como ervas e peixes. Ervas selvagens ou cultivadas que deram origem a condimentos famosos como pesto genovês, unicamente feito com manjericão.  Entre os pratos famosos dessa cozinha eu cito a torta pasqualina, a Focaccia al formmaggio di recco.

A liguria foi sede da primeira cooperativa de "pastai" da Itália (aqueles que fazem massa) e por isso pode ser considerada a pátria mãe da pasta italiana, seja fresca ou seca. Entre as massas famosas como le trofie, le trenette está le corzetti.
 O vinho que eu tomei era um Rossese di Dolceacqua, cidade próxima que leva o mesmo nome.





Crozetti Ligure
Ingredientes
500 g de farinha de trigo de grão duro
6 ovos (ou 3 ovos e 3 colheres de azeite de oliva)
sal a gosto

Preparo
Misturar todos os ingredientes com um fio de azeite de oliva até formar uma massa lisa e homogênea.
Esticar a massa com o rolo e cortar os discos e timbrar.

Deixar os discos de massa secarem por alguns dias antes de cozinhá-los.
Cozinhar em água salgada.
Colocar no prato e misturar com pesto ou sugo de carne ou ainda com manteiga e pinolis. Acrescentar um pouco de manjerona


Poderá também gostar