lunedì 23 aprile 2012

Massa básica de torta - se preferir, com frango


Tem dias que você quer chutar o balde, né, não? Ainda mais querendo cozinhar pratos bons e saber que engordou por sair daquela cozinha tradicional, a qual estava acostumada.

E, peguei-me num dilema:"- Será que as doses de manteiga e creme de leite, que tanto fazem um prato   ser saboroso, não podem ser como eram antes de eu comprar o "maldito" livro do Le Cordon bleu?
Tenho que usar tanta tralha e ver minha geladeira entupida de fundo de cozimento, cobertos com aquela camada aglutinada de gordura, só para dizer:"-Eu faço meu próprio caldo de alguma coisa?..."

Mas antes eu já torcia o nariz com caldo em tablete, desde o dia que soube o modo como eram feitos, claro, não quero assustar ninguém com discurso eco-xiita (ou shiita), afinal, para ser uma pessoa assim, tem que pelo menos interagir, de alguma maneira, com causas ecológicas.

Nem vou falar, que em uma metrópole, essas pessoas, de verdade, nem existem, são fruto de um "inconsciente coletivo" e um modismo sem fim. Falo isso, porque antes de estar postando na internet sobre gastronomia, de um computador de última geração, passei um longo período na Mata Atlântica, pesquisando, andando descalço, ilustrando, comendo farinha de bijou com leite e banana e fotografando pássaros em extinção, fiz amizade com ribeirinhos, nativos descendentes de europeus e povos do interior da floresta, fiz até um Globo repórter na época, e digo para vocês, na época não comia carne, quanto menos de caça, mas ao visitar um povo rudimentar, de interior de floresta, sem acesso à água encanada e luz e que vive única e exclusivamente de caça e pesca, não pude recusar o banquete servido à "iustre visitante da televisão", serviram-me carne de macaco e sairinha assados, sairinha? Você deve se perguntar inclusive o que é isso, não é mesmo? Mas vocês mesmos não escrevem blogs afora que já são um povo de consciência ecológica? Que só compram alimentos orgânicos e tudo com certificado de qualidade?  até reciclam o lixo! (bem, esse último é uma mentira absurda, separar o lixo até a porta de sua casa não quer dizer que você tenha dado um destino feliz ao planeta,  São Paulo nunca teve uma coleta eficiente e agora nem tem mais!).

...Ah, as sairinhas, lembro uma vez de ter chegado, depois de horas de caminhada, abrindo picada na mata, a um pequeno vilarejo, tinha uma menininha desplumando saíras-sete-cores, enquanto a mãe cozinhava arroz...essa cena eu nunca esqueço.

Por isso, tenho cá as minhas dúvidas de alimentos que se dizem orgânicos, frango sem antibióticos? eu já comi e vi como são, magros, a carne dura...

Tomates orgânicos? eu os cultivo, sei como é difícil mantê-los longe de pragas e fungos, mas ainda pior que isso é o mau-humor das pessoas, viciadas em estarem sempre irritadas e com raiva de repassarem o que sabem, num medo doentio de que suas idéias sejam usadas de maneira melhor e enriqueçam alguém, sem falar da poluição, gente que espirra sem proteger com a mão e outras má-educações do dia-a-dia...

 Foi em um dia desses, pensando todas essas coisas e no meu sugo de tomate fresco, onde não usei nada gorduroso no molho, com temperos colhidos fresquinhos da minha linda horta de varanda de apartamento, que resolvi compartilhar essa receita de torta de frango, a mais tradicional da família e que já deu a volta em 5 países, levada pelas mãos, não menos hábeis, da minha irmã e minhas também.

A torta tem uma séria adaptação asiática, farinha de arroz, não tem nenhum tipo de espessante no molho, e aí sim, você tem que cozinhar o frango demoradamente, para que ele realmente desmanche.

Mas vale a pena pela massa, crocante e perfeita, que pode ser usada para tortas doces e salgadas.

Massa básica de torta:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de arroz (ou, na falta, amido de milho)
2 ovos
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de margarina ou 1/2 de manteiga
1 fio de leite integral, no final, para dar mais elasticidade na massa
1 pitada de sal ou 1/2 colher de sopa de açúcar (se for  torta doce)

Misture bem os ingredientes secos, incluindo o fermento, com uma colher.
Adicione os ovos e a manteiga e misture com as mãos até a famigerada "mistura homogênea"
e acrescente um fio de leite, não sove.
Deixe descansar, coberta por um pano seco, enquanto procede com o molho ou recheio de sua preferência.
Não esqueça de pré-assar, antes de adicionar o recheio e cobrir com o restante da massa, tomando o cuidado de fazer pequenos furinhos com um garfo, na massa crua

Poderá também gostar