lunedì 7 maggio 2012

torta de requeijão e uma geléia de amora



É domingo, e eu posso dormir até beeem tarde, que gostoso, não existe maior prazer no mundo que acordar além do meio-dia e tomar café na cama: café colombiano, pão quentinho, vários queijos, vitamina de fruta com chia e um pastor alemão preguiçoso, que dorme no chão e ronca.
Mas esse domingo eu achei falta de um doce, e quando eu acho falta de alguma coisa busco logo uma saída, e, quase sempre, essa saída chama-se " farei eu mesma"...

Domingo é dia de cozinhar, já que pintar e desenhar, ou até mesmo ler é algo solitário e domingo é dia de compartilhar tudo o que se faz.

Eu queria ser mãe de uns 4 filhos (mas só domingo...heheh), pra ter platéia para as minhas invenções, o problema é que fazer certas coisas que estão na minha memória de infância tem seu preço, pago na balança, mas ok, muita gente me fala que sou mais bonita com o rostinho cheio, mesmo que minha mãe adora me chamar de "saquinho de ossos".

Nessa memória, tenho a torta de requeijão da minha avó, que tanto fez uma pobre garotinha babar,  e é dessa doce memória que, acho eu, muitas pessoas inspiram-se na hora de recriarem pratos da infância.
Será mesmo?

Bom, essa é uma daquelas receitas de avó, com todo o peso sentimental que ela traz, afinal as avós moram em nosso inconsciente coletivo como sendo a expressão máxima de doçura, distância de problemas e do  mundo real.

Bem, eu já havia pré-destinado meu domingo à Ricota fresca,  doce ou salgada, ela é sempre versátil e essa receita é boba, de fácil, tão boba que você pode fazê-la na mão, salvo as claras em neve.

Domingo é dia de "assado", e eu que não sou (graças a Deus!) vegetariana, posso dar asas à imaginação para o jantar.
Olhando para meu congelador, resolvi que usaria metade das amoras, que sempre tenho à mão, "era o dia" de fazer uma calda para aquela torta que, como prima idéia, começava a despontar.
Assado, mas o quê? Frango? E o fígado que tenho descongelado?
Eram três da tarde, mais ou menos, quando decidi todo o cardápio: 
Galeto assado, ao molho de laranja
Fígado a "la veronese" (bem, seria a la veneziana, uma coisa boba pra dizer: refogado no alho, óleo e ervas aromáticas, mas como veneza está afundando e amo verona, que seja assim!).
Salada de Rucola

Geléia de Amora
Torta de ricota e farofa de amêndoas...

Para o Frango assado, eu uso uma receita, adaptada, de Cingapura, chama-se "frango do Diabo" e leva esse nome por ser bastante apimentado, desde que descobri essa receita, nunca mais meu frango assado foi o mesmo.

Torta de Ricota simples

Pré-aqueça o forno a 180°

1/2 kg de Ricota fresca
4 colheres de sopa de amido de milho ou farinha de arroz
4 ovos- sendo 4 gemas e 4 claras batidas em neve
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite de vaca
4 cravos da índia 
1 colher de sopa de extrato de baunilha

bata as claras em neve e agregue delicadamente a todos os outros ingredientes misturados à mão.
Coloque-os em uma assadeira untada.
delícia....

Poderá também gostar