martedì 3 marzo 2015

Salada de cevadinha alla fiorentina

salada de cevada e rúcula, polenta de bramata ai funghi Porcini

Das incontáveis vezes que fui à Florença a última foi a melhor.
Talvez pelo fato de ter jantado em restaurantes de beira de meio-fio, mordido um sanduíche de mortadella, coisa que não como há muiiitos anos, cito o All' antico vinaio.

Pois Florença é assim, você chega de trem ou de carro, dessa vez chegáramos de trem. Você não deve ter, além do hotel, muita coisa planejada.  E deixa os caminhos te levarem.
Vai descobrindo lugares, osterias, lojinhas, cafés de "todas as cores e pra todos os gostos", como dizem os italianos.

Visita um museu aqui, uma loja ali e quando olha no relógio já está na hora do aperitivo.
E eu gosto da hora do aperitivo em Florença justamente porque eles não são mãos-de-vaca na hora de servir aquela bella porção de castanhas, batatinhas, azeitonas verdes e pretas e, claro um digno e bem feito Aperol Spritz, que vem naquela taça imensa e na dose certa, bem laranjado. E então vem a janta e depois um digestivo no  Paskowiz, com direito a mais uma bella porção de amendoins e afins. Dança-se um pouco, ao som da banda ao ar livre e então vamos tomar um Gelato perto do Duomo.
E, no dia seguinte, repete-se a mesma coisa, com direito a comprar pincéis novos do outro lado do Arno e tomar um refresco em frente a casa de Galileu Galilei, ou comer uma salada no meio da tarde perto do restaurante da Vinicola Antinori.
Eu já ouvira falar do refresco de Orzo( cevada) muito popular no sul da Itália e lembro que minha avó tomava cevada em lugar de café, mas nunca havia preparado salada de cevada, como esta da foto.
Tão saudavelmente saborosa quanto a de Florença.
Apenas fecho os olhos e lembro aquelas tardes fagueiras e quentes sob o sol da toscana.

Basta uma porção de cevada, tostada na frigideira até soltar um suave perfume de nozes e adicionar aproximadamente 360 ml de caldo de frango.
A cevada absorve água como o arroz, ao final do cozimento ela deve ficar sempre "al dente", o que leva pelo menos 30 minutos.
Depois é só puxar um pouco na manteiga algumas rodelas de cebola, alho, salsinha, e outras especiarias a gosto e está pronta.
Coloque em refratário e sirva com um pouco de rúcula picada a mão, pedaços de tomate italiano ou cereja, pedaços de mozzarella de búfalo ou tofu, brotos de feijão, cenoura fresca em cubos e azeite de oliva para finalizar. harmoniza também com um pouco de pesto e queijo forte ralado, usei parmesão uruguaio( o da casca preta).

Poderá também gostar