mercoledì 2 aprile 2014

Carne de Siri e anéis de lula do jeito caiçara, uma ida ao spa e um novo jeito de comer

Anéis de lula e carne de siri



Dia desses li um jornal que trazia a matéria "30 receitas para quem mora sozinho", dei uma espiada no conteúdo e não gostei, muita gente acha que o "La cocina de Andreza" pega pesado no quesito ingredientes caros, mas essa matéria trazia, entre outros pratos, um filé cozido no vinho tinto que deve levar umas duas horas para ficar pronto....Tô fora.

Cozinhar pra si é sinônimo de distância da cozinha, muita gente acha que enfrentar fogão pra si próprio não tem graça e acaba comendo qualquer coisa, mas a gente precisa comer, não?
Batata frita, carne no molho, filé frito não entram aqui em casa pois sempre priorizei  uma cozinha mais leve, isso não quer dizer menos saborosa, dá pra fazer de uma salada uma refeição saborosa  desde que você disponha de vários ingredientes na geladeira e um bom toque de criatividade.
E eu ainda tenho que bater um bolo....

Eu estive num SPA recentemente, numa tentativa louca de colocar um basta nas pelancas extras, ganhas no modo de vida ao qual estou atrelada: casa-computador-cozinha-vinho-viagens-casa...

Pouco movimento (só limpando a casa), pouca atividade física, pouca diversão (antes a gente dançava todo fim de semana e passeava o cachorro diariamente por morar em apartamento).

Daí que os vestidos vão apertando, as calças vão ficando esquecidas no armário e quando a gente se der conta nada mais caberá....Não, chega...

A questão do Spa era muito complicada:Não havia café, a refeição da manhã começava com chá ( e chá de hibisco não acorda ninguém, principalmente gente estressada e ansiosa como eu estava). Já fiquei de cara amarrada....
Um prato de frutas, devorado quase que instantaneamente, e dois míseros pãezinhos integrais do tamanho de uma bola de golf...Juro cabia na palma da mão, e a manteiga? Uma porção menor que uma colher de café pra cada pãozinho....Saí dali com fome:

-"Vamos dar uma volta, subir até o vulcão"- Falei-"lá me cima tá cheio de bares e cafés"...
Nem almoçamos, mas na volta, no fim da tarde, paramos num pequeno restaurante para comer uns "patacones".

Fritos, com pasta de feijão e um "mug" gigante de café costarricense....

Voltamos para o hotel (SPA), tomamos banho e fomos para o restaurante onde o jantar era servido das 18:00 às 20:30...
Um peixe que cabia na palma de uma das mãos, eu pedi:
Atum mi-cuit em cama de espinafres acompanhado de molho de mostarda.
Sem pão, sem entrada...
Duas taças de vinho ( salva-vidas) e só...
A noite caía pelo vale,  não muito longe ouvíamos o uivo de coiotes.
Estávamos sem internet, sem televisão....
Dormir cedo, acordar cedo...
Nos dias seguintes pouco havia mudado naquela rotina, apenas exercícios e massagens foram incluídos, afinal o spa possui um ginásio moderno e vários programas relaxantes e quando subíamos em direção ao vulcão Poas, já não fazíamos tanta questão do café e comecei a pensar que aqueles patacones fritos eram um insulto ao meu organismo que se acostumara deliberadamente a estar desintoxicado e minha mente tranquilizada.
E lá se foram 2,5 quilogramas em 3 dias e meio...Voltei a praticar yoga e natação...E agora espero plantar uma pequena árvore de hibisco no jardim que já está em flor.

Obviamente que o segredo desse "sucesso" foi adicionar o almoço, que normalmente eu pulava, por acordar tarde ou por não ter fome ao meio dia, com o estômago saciado descobri que aqueles biscoitos e castanhas no meio da tarde já não tinham mais espaço em minha vida, e que eles eram os grandes sabotadores da minha dieta.
Sentido horário: Patacones com pasta de feijão, flores de primavera coral, café da manhã no SPA, manualidades costarricense, o hammam do SPA


Claro que ao voltar de viagem assei um frango do tamanho da nossa fome...mas pensando em tudo isso e o tanto que me fez feliz o fato de re-estrear meus vestidos mais bonitos, já valeu a pena.
Tudo aliado a uma vontade de cozinhar e unir essa nova rotina em um curto espaço de tempo, assim há horas extras para eu me dedicar aos meus hobbies favoritos, e aquela canseira que eu sentia ultimamente foi deletada do meu dia-a-dia incluindo uma maior variedade de frutas pela manhã.
Assim, sem estresse, ainda de sobra descobrir que a energia das frutas dá mais criatividade e produtividade, até para elaborar os pratos novos, mais rapidamente e sem complicação como a lula e a carne de siri.


Anéis de lula e carne de siri à moda caiçara

Para os anéis de lula:

500g de lula em anéis descongeladas
sal
1 noz de manteiga amolecida
1 fio de óleo de girassol ou canola
1 maço pequeno de cheiro verde
meia cebola roxa picada
2 dentes de alho amassados
1 cálice de vinho branco
um pouco de páprica picante a gosto

Preparo

Sele uma wok da seguinte maneira: unte-a com manteiga, corte uma pedaço de gengibre e com a carne voltada para o metal passe vigorosamente "enxugando" a manteiga com o suco do gengibre.

Com  a Wok aquecida no fogo médio alto, distribua os anéis de lula previamente salgados  (pequenas porções de cada vez) até que dourem, virando-os para que dourem dos dois lados. 2 minutos e meio, mais ou menos, de cada lado até que estejam macias e levemente douradas
 As lulas não devem soltar água, se isso acontecer aumente o fogo para que a água evapore rapidamente.
Feito isso é hora de refogar a cebola e o alho:
Diminua o fogo e retire a wok da chama até que esfrie um pouco, coloque as cebolas e um fio de óleo+a manteiga, volte a wok dessa em vez em fogo alto e refogue até que fiquem ligeiramente transparentes, acrescente o alho e o jorro de vinho branco, a páprica. Mexa rapidamente para não deixar nada queimar, acrescente o cheiro verde picado por último, espere pouco menos de 1 minuto e retire do fogo...

Para a carne de siri

Carne de siri descongelada
Meia cebola roxa
dois dentes de alho
5 tomates-cereja cortados em quartos
1/2 xícara de leite de côco
3 colheres de sopa de massa de tomate
cheiro verde e manjerona a gosto
1 noz de manteiga
queijo parmesão ralado para gratinar
sal

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C
Na mesma wok coloque a outra metade de cebola com uma noz de manteiga e refogue rapidamente em fogo alto,junte o alho.
Acrescente carne de siri, sempre em fogo alto e tempere com um pouco de sal, com a ajuda de uma espátula de madeira revolva a carne e seque o máximo possível o líquido.
Acrescente tomates cortados em quartos e cozinhe por mais uns 5 minutos.
Adicione o molho de tomate e espere que levante fervura. Sempre revolvendo com a colher de pau.
Coloque o leite de côco e cozinhe até levantar bolhas e que a mistura seque e tenha um aspecto cremoso.
Antes de desligar por completo misture o cheiro verde e a manjerona, abafe por mais um minuto e desligue o fogo.
Passe para uma travessa resistente ao calor, polvilhe o queijo e coloque no forno para gratinar por 5 minutos ou até o queijo apresentar um leve aspecto derretido.
Retire do forno e sirva.


Poderá também gostar