lunedì 2 aprile 2012

Bolo de iogurte "terremoto"

 
Dia desses resolvi fazer um prato finlandês, e prato escandinavo sem creme azedo não é escandinavo.
Muitas vezes, quando estou no mercado, parada em frente à prateleira, fico imaginando o que poderia fazer de diferente para o jantar, dou uma olhada em vários corredores e tenho pouco tempo para criar o cardápio de quase uma semana.
Subi até o segundo piso, fui dar na seção de orgânicos e dietéticos, muitas vezes eu nem exploro esse lugar, pego meu biscoito de arroz e desço, foi quando resolvi que a janta ia ter um molho escandinavo, uma parte de creme de leite fresco para uma de iogurte natural, comprei.
Já em casa, à noite, corria tudo bem, marinei o salmão, preparei uma salada verde e deixei o molho por último, tão fácil e intuitivo para mim, bebericava uma taça de vinho, ouvia uma música, o marido chegou, gostou do que ia jantar, e fiz o molho....mas não li a garrafinha...e justamente....não vi que o iogurte tinha açúcar....-"Onde já se viu açúcar no iogurte natural?"- pensei.
O iogurte jazia na geladeira por vários dias, e tive de inventar alguma coisa, procurei várias receitas que levavam esse ingrediente e resolvi que sairia um bolo...Daí, uma nova saga...a forma, pois a receita pedia uma com furo no meio e alta, e eu tinha só a de desenformar, que uso para torta e bolo de cenoura e um tabuleiro quadrado, tentei improvisar metendo um copo no meio, pensei em revestí-lo com alumínio para caso o vidro quebrasse....e vi-me num dilema, comprar uma forma ou desistir da idéia? Comprei a forma, uma que se faz o Gugelhupf, nada mais por ser uma bela forma. Claro que não foi simples assim, encontrá-la foi uma odisséia, nenhuma loja tinha, nem na 25 de março, e olha que lá tem quase tudo.
 Feito tudo isso, deixei o bolo para o dia seguinte e dormi sonhando com o perfume de baunilha pela casa e a atmosfera de um fim de semana com bolo....
...Mas já era segunda-feira, como hoje, o dia em que posto, e a primavera mexicana, lá fora, nem suspeita do terremoto que acabou de acontecer enquanto eu escrevia esse texto.



Bolo de Iogurte
  • 2 1/2 xic. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) canela em pó
  • 1 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 colh. (chá) cacau em pó
  • 1/2 colh. (chá) pimenta cayena em pó
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 1/8 colh. (chá) cravo moído
  • 1/8 colh. (chá) noz moscada ralada na hora
  • 1 colh. (chá) extrato de baunilha
  • 1 xic. de iogurte natural
  • 225g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1/2 xic. açúcar cristal 
  • 1 xic. açúcar mascavo 
  • 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 1 xic. nozes (e/ou castanhas) moídas 
  • 1 colh. (sopa) casca de limão-siciliano ralado

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Escolha uma forma redonda com furo no meio de 25cm de diâmetro por 10cm de altura. Unte com manteiga, e polvilhe com farinha.
  1. Em uma tigela grande, peneire a farinha, fermento, sal, as especiarias e o cacau.
  1. Em uma tigela pequena, misture a baunilha ao iogurte.
  1. Na tigela da batedeira, bata a manteiga em velocidade média até que fique cremosa, 30-45 segundos. Junte os açúcares de uma vez e bata por mais 3-5 minutos, até que fique clara e fofa.
  1. Junte os ovos ligeiramente batidos, umas 2 colheres de sopa por vez, misturando bem a cada adição, e ocasionalmente raspando as laterais com a espátula. 
  1. Na velocidade baixa, junte as nozes moídas.
  1. Junte a farinha em quatro partes, alternando com o iogurte em três partes, começando e terminando com a farinha, e misturando apenas o suficiente para que esteja incorporada. Com a espátula, junte a casca de laranja. 
  1. Despeje a massa na forma, espalhando de modo uniforme, e leve ao forno por 40-45 minutos, ou até que esteja dourado e você toque a superfície e ela volte para o lugar.
  1. Retire do forno e deixe esfriando sobre uma grade por 10 minutos. Incline a forma, dando leves tapinhas, para soltar o bolo, e inverta na grade, retirando a forma e deixando que esfrie completamente antes de servir.

Poderá também gostar