lunedì 9 aprile 2012

Tartellete de figo, para uma tarde frugal


Eu gosto de simplificar as coisas que parecem difíceis e chegar a um resultado satisfatório, quando todos estavam perdidos no meio do caminho, acho que é de família, pois tenho um pai cientista e uma mãe que pensa igual.

Decifrar, adaptar, traduzir receitas é muito trabalhoso, mas os desafios me atraem.

Tento às vezes, sair um pouco da rotina que uma metrópole nos impõe, muito tempo perdido no trânsito, a burocracia das pessoas, que tanto atrasam a vida da gente, sim, pois não posso culpar um sistema invisível, culpo aqueles que tracionam esse sistema, muitas vezes sem saberem que são a energia vital, parte integrante dessa falha.

Peguei a caixinha de figos, em promoção, na gôndola do mercado, não gostava muito de figos até então.
Resolvi que seriam para um prato majestoso, exatamente o quê, ainda não, muito ouvi dizer da perfeita harmonia de queijo com figos e um bom vinho e bá-bá-bá....testei-os em uma salada, foi bom, mas não tão convincente, o suficiente para sobrarem e quase mofarem na geladeira, mas aí, pensei:-"são nessas horas que as boas receitam viram realidade!"- E assim foi...

 Nem lembro como cheguei naquele livrinho de cupcakes que comprara há quase um ano, mas ele jazia em minha gaveta, por falta de coragem em enfrentar o alemão, língua em que está escrito, comprei por estar fazendo cupcakes em casa e distribuindo aos vizinhos como criança boba: brilhantes de purpurina dourada, confeitos e merengue coloridos e altas rondas de ganache de chocolate, que mais pareciam vestidos de tule, como inspiração.

 Esses bolinhos parecem ter vida própria, e costumo dizer que uma vitrine deles causa reações de alegria e sorrisos expontâneos das pessoas, merece um estudo.
 Virou até moda, mas não descobri, no Brasil, uma loja, umazinha só, que me traga a alegria, o perfume, a criatividade de um bom cupcake, as lojas de São Paulo tem seus bolinhos monótonos e "tropicalizados", parecem receitas triviais de um bolo qualquer, montado em fôrma de muffin, não tem personalidade, não como os de Nova Iorque, ou os do bairro Palermo, em Buenos Aires.
Essa receita é bastante simples, própria para uma tarde frugal, acompanha bem uma seleção de música anos 40, como fundo.
O perfume do figo e do açúcar derretido, por si só, melhoram qualquer humor.


Tartellete ou cupcake de figo
  • Figos maduros (usei 8, 6 cupcakes e um tartellete)
  • 8 colheres de chá de vinho tinto ou do porto
  • açúcar em cubos.


Massa folhada de batedeira / Massa hojaldrada de batidora

  1. 225gramas de manteiga gelada sem sal    / 225gr da mantequilla sin sal y bien fria
  2. 230 gramas de farinha de trigo tipo 00     / 230 gr de harina de trigo tipo"00"
  3. 1/2 colher de chá (rasa) de sal                  / 1/2 chucharadita de las de postre (rasa) de sal
  4. 1/2 xícara de agua bem gelada                 /1/2  taza de agua bien fria


Preparo da massa:

  • Corte o tablete de manteiga em fatias de aproximadamente 2 cm de espessura e volte-os à geladeira, enquanto isso:
  • Medir a farinha de trigo em uma balança de precisão e então retirar uma colher de sopa dessa farinha e substituí-la por maizena. Misture bem a farinha no recipiente da batedeira.
  • Distribua sobre a farinha as fatias de manteiga
  • Ligue a batedeira em velocidade mínima, na planetária, de preferência, para agregar a manteiga à massa, uns 5 segundos, suficientes para a manteiga estar recoberta de manteiga, mas ainda em pedaços grandes, e adicione a agua gelada num fio constante, bata por uns 10 segundos mais e desligue a batedeira.
  • Imediatamente vire a massa com as mãos, trazendo a farinha do fundo e incorporando-a rapidamente à manteiga, não se preocupe com os pedaços de manteiga e a farinha não estarem uniformes. 
  • Numa superfície enfarinhada e com as mãos enfarinhadas, vire a massa e com o rolo de macarrão abra-a, formando um retângulo do tamanho de uma folha de papel sulfite, aproximadamente, polvilhando com farinha se necessário.
  • Faça a primeira dobra, como uma carta, dobre o terço inferior e em seguida o terço superior, gire 90° e como um livro fechado para você, a última dobra como a capa desse livro.


  • Abra de novo a massa, com o rolo de macarrão, mais ou menos do mesmo tamanho e formato de um papel sulfite e proceda da mesma maneira, será a segunda dobra da massa, trabalhe rapidamente e embrulhe a massa em papel-alumínio, leve-a à geladeira por 20 minutos.
  • Passado esse tempo, retire do papel alumínio, tendo a massa como um livro diante de você, abra-a de novo no formato de um papel sulfite, repita o desenho e essa será a terceira dobra.
  • Abra de novo a massa, repita o passo e essa será a quarta e última dobra, embrulhe-a novamente no alumínio e leve-a à geladeira por  no mínimo 1 hora antes de usá-la.
  • Se você perceber que a manteiga está derretendo, leve a massa para a geladeira por mais uns 10 minutos antes de prosseguir, se estiver apenas grudando, dê tapas com farinha para não grudar no rolo.
  • Depois de 1 hora na geladeira, abra a massa em um formato menor e mais fácil de manipular, corte a quantidade de massa necessária e o restante pode voltar à geladeira, embrulhada no alumínio por mais 2 dias ou no freezer por até 2 meses.


Montagem dos cupcakes ou tartelletes

  • Em fôrmas, forradas de papel manteiga para muffin ou de tartellete com fundo removível, disponha a massa folhada, com menos de 1cm de espessura.
  •  Corte os figos em rodelas e disponha-os em círculo em cima da massa(tartellete) ou pique-os grosseiramente (nas formas de muffin)
  • Encaixe 2 cubos de açúcar nos figos ou polvilhe por cima no caso de tartelletes
  • Regue com uma colher de chá de vinho
  • Leve ao forno, pré-aquecido a 190° C, e asse-os até que a massa esteja crocante, e levemente dourada, uns 50 minutos aproximadamente. A massa começa a abrir-se em camadas (folhas).













Poderá também gostar