lunedì 28 maggio 2012

Cardápio para o dia dos namorados - Filé de peixe, suflé de cenoura e queijo coalho



Quando chega essa data bate o desespero em ver como o ano está passando rápido. Ainda há pouco era Natal, e daqui há pouco lá vem ele de novo!

Ainda bem que algumas datas nos lembram de certas coisas que a gente não pode deixar passar em branco, o dia dos namorados é uma delas.

Seja você casado ou não, essa data sempre dá um nó no estômago da gente, acho muito importante comemorá-la, afinal tudo começa no namoro.

Pretendo montar aqui, no site, algumas sugestões de cardápio para essa data. Alguns pratos simples, outros um pouco mais elaborados e claro alguns doces.
E, TALVEZ....talvez, um ou outro relato pessoal de " dia dos namorados inesquecível", por exemplo a foto que ilustra o botão "Sobre a Andreza" aqui do site, viu a foto? Sou eu, claro, mas repare no sorriso da moça, cheio de felicidade! Nesse dia eu ganhei minha primeira surpresa de dia dos namorados, uma linda mesa, montada na varanda de uma pousada,  com um café da manhã colonial e tinha até rosinha mergulhada num vaso de vidro. Muito fofo.

A sugestão de cardápio de hoje é para um almoço mais leve, mas bastante nutritivo e com ingredientes bem brasileiros, como o queijo coalho.

Como peixe eu usei o Mero, por ser alto, muito saboroso e rápido de preparar, mas você pode usar outro peixe como a truta, por exemplo.
O segredo para que o peixe não "esfarele" é o tempo de cocção, eu costumo apenas "dar um susto" em ambos os lados e manter o interior levemente cru, Se eu uso uma frigideira e não estou segura quanto à qualidade de seu anti-aderente é aí então que vou deixar menos tempo no fogo, para evitar de queimar o peixe e a panela. Usei apenas sal, pimenta e um pouco de "aji amarillo", mas você pode usar um pouco de pimenta Caiena ou páprica picante e deixar marinando temperado, em óleo antes do cozimento.

Para o suflé de cenoura : usei na massa claras em neve, creme de leite fresco, leite, cebolas e alho poró refogados e triturados no liquidificador com as cenouras até virarem um purê.
 Infelizmente não bastou o cuidado com a temperatura do forno, quando estavam prontos foram baixando, mas não tem problema, pois a cobertura de pedaços de queijo coalho aquecidos na chapa com um pouco de alho poró e aipo cobriu o pequeno acidente.

A saladinha de tomates: cortei salsinhas e umas folhas de aipo, para darem um sabor e fiz um molho universal para saladas:

-um pouco de suco de limão diluído em àgua
-azeite de oliva extra virgem de boa qualidade
-sal
-pimenta moída na hora
-salsinha picada
-manjericão picado.
Misture todos os ingredientes em um recipente para molhos e depois é só versar sobre a salada. Vai bem com quase todas elas!

Sirva esse almoço com uma taça de Prosecco, bem gelado!



Poderá também gostar