venerdì 22 febbraio 2013

Pho ga vietnamita





Apaguei e recomecei esse texto algumas vezes, primeiro buscando uma historiazinha furreca de "como estou cansada" ou "odeio voltar pra casa de uma viagem e encontrar a casa com cheiro de bolor" ou então : " dieta já, sopa..." ou a clássica: "odeio o mundo porque rasguei, hoje,  uns três desenhos, pro livro, porque não sei usar pastel oleoso.....

Poderia descrever o dia dos filhos na escola, que voltaram com um "aviso" aos pais anexado a um rabisco qualquer, de uma aula de educação artística qualquer, mas não tenho filhos, senão um de quatro patas: o senhor comedor de brioches, companheiro de cozinha depois das sete da noite, entupidor-mór da minha vassoura elétrica, aspirador de pó e ralo da lavanderia, co-responsável pelo "aquecimento " de ninhos de tico-ticos (que catam seus pêlos com o bico parecendo mandarins-chineses), devorador de todo tipo de peixe, capim-limão do jardim e louco pela minha torta de frango :D...

E então a mãe avisa que vem jantar aqui em casa, pede comida Thai, fiz vietnamita e decidi que o restante da semana seria dedicado à cozinha asiática, já sonhando em voltar pra Asia brevemente e retomando, assim, uma rotina de cortar pacientemente o capim-limão e a pimenta na longitudinal, fazer curry caseiro, molho de gengibre e limão para a salada.

Quando estive a primeira vez na Tailândia não imaginara chorar à beira da praia de Khao Lak por ver  as fotos do grande tsunami,  conhecer pessoas e histórias que se mesclam com o pôr-do-sol triste de um lugar tão bonito, deixar um pedaço do coração nesse lugar e quase trazer pra casa um cachorro de lá, o Hachi.

"-A esposa e os dois filhos do dono do resort Mukdara foram tragados pelas ondas ferozes do tsunami de 2004, o hotel foi destruído e reconstruído entre lágrimas e uma imensa força de viver..."- Esse fora o relato de Aekasit, o gerente do hotel, em meio à preparação de um "good luck baloon", logo após o jantar servido à beira da praia.

E assim, enquanto envolvia em gaze o feno-grego, canela, cravo, anis estrelado e o cardadamomo, fui relembrando toda aquela viagem à Tailândia, quais eram minhas expectativas ao chegar e aquilo que de fato vislumbrei. Sou uma grande admiradora dessa cozinha, desde então, não só porque percebi uma enorme diferença no corpo após 2 semanas de dieta thai, forçada, mas também pela complexidade de aromas e o ritual de se cortar pimentas e toda sorte de ervas aromáticas.

Pho Ga

sopa vietnamita de macarrão com frango 

para o caldo:


  • 1 pedaço de gengibre fatiado grosseiramente
  • 1 cebola fatiada
  • anis estrelado, feno grego, cravo da india, 3 a 4 bagas de cardamomo, 1 pau de canela, pimenta do reino: envoltos em gaze e amarrados com um barbante
  • ossos de 1 frango
  • 1 frango cortado ao meio
  • 1/4 de xícara de molho de peixe (nam-pla)
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal 


guarnição


  • 450 g de macarrão de arroz
  • cebola roxa cortada em fatias
  • cebolinha em fatias finas
  • coentro picado a gosto
  • pimenta malagueta sem sementes
  • pimenta moída na hora


preparo do caldo


  1. Ferva 3 litros de agua em uma panela grande, coloque o frango, os ossos  e deixe ferver.
  2. Reduza o fogo mas mantenha a fervura e junte o gengibre cortado em rodelas mais a cebola, o açúcar, molho de peixe e o sal. Cozinhe por 30 minutos, atê o frango ficar macio. Tire o frango mas não os ossos e reserve.
  3. Coloque o saquinho de especiarias na panela e cozinhe por 1 hora.
  4. Desfaça metade do frango em fatias menores , guarde a outra metade para depois.
  5. Coloque o macarrão em agua fria por 30 minutos , ferva agua em uma panela grande em fogo alto, junte o macarrão e cozinhe por 2minutos.
  6. Disponha de uma xícara de macarrão em cada tigela, coloque cebolas fatiadas, 1/3 de xícara de frango desfiado, ponha o caldo ainda fervente na tigela, cubra com cebolinhas e coentros.





Poderá também gostar