venerdì 1 marzo 2013

torta de frango com batata, cenoura e uma mosca.





Ultimamente ouço muito Nina Simone, traz muita melancolia para meus dias, assim como tudo mais, a estação do outono que começa e seu vento das tardes tristes, um sol morno que já se despede do verão.

Sempre que volto das férias é assim, mas em São Paulo o verão alongava-se até meados de junho, quando fazia frio era por duas semanas, e eu tinha o sol brilhante reluzindo na janela do banheiro, todas as manhãs de inverno, e, principalmente nas manhãs de invernos secos, quando então o perfume do rio tietê chegava até as quintas dos jardins. Nunca geava e o céu, visto do avião, dividia-se em duas camadas, a de um azul profundo e uma mais abaixo, bem grossa, de poluição.

Hoje a lua minguada brilha na janela do meu escritório, nasce amarela e não escondida por uma nuvem de fumaça, há um bosque ao lado, que traz tanta umidade pra casa e tanta raiva de ter voltado a conviver  com o bolor que faz-me repensar a respeito de viver no Chile, seu clima desértico e a decisão de não ter escolhido Santiago por causa de terremotos.

Fim de semana limpando armário com vinagre, esfriando leite quente pra tirar cheiro de bolor do armário e ligando uns 10 Volts de aparelhos anti-fúngicos na tomada.

Ok, vale mais o arrego de limpar a casa eu mesma que de uma faxineira pançuda, que rouba detergente, só porque o spender é diferente, talvez ela pense que é do além, sei lá...

Welcome back to the hell.

Isso tudo por causa da arquitetura brasileira, uns "pseudo-profissionais" que não levam em consideração fatores climáticos em suas obras, imagine o frio do sul do Brasil, nenhuma casa é termicamente isolada, portanto, mesmo aquecendo, o calor irá dissipar por falta de isolamento, se tomar banho muito quente, além de danos à saúde da pele, o cara está manchando o teto do banheiro de bolor, pelo acúmulo de umidade+poeira....Agora, você deve se sentir um otário, não é mesmo? Mas isso é redundância por aqui...

Quando meus pais saíram de férias nos idos anos oitenta e voltaram com raivinha desse país, não pude entender o que queria dizer a frase de minha mãe: "-POr aqui tudo é feio e mal feito"- mas, há onze anos, toda vez que volto, especificamente, da Colômbia e da Europa, tenho essa mesma impressão, nada mudou, apenas há mais propaganda  de um governo fajuto e, um bando de semi-analfabetos no avião, daqueles que não sabem trancar a porta ou sequer encontrar o banheiro na aeronave, ainda pior, há aqueles que se vestem como num ônibus em Pernambuco e há os que se vestem pra um casamento....(Segundo o relato de um ex que é comandante de uma cia aérea internacional).

Filosofias de uma sexta, nada frugal...

Daí, enquanto ralo batata pra torta, pousa uma mosca gigante no batente da janela, ôpa, pega a câmera, e dorme na mira...
Li uma vez a seguinte frase: "Deus em sua inteligência criou a mosca, mas esqueceu de dizer o porquê".
Fiquei pensando na frase durante toda a sessão das 25 fotografias que fiz dessa criatura, mais fotos até das que fiz da torta, se alguém souber mais detalhes dessa espécie, publicarei com muito interesse.

mosca


Torta tipo "rösti" com frango e cenoura


tempo de preparo: a tarde toda, se tiver que fotografar uma mosca usando uma lente macro!


Ingredientes

1 peito de frango, desossado

1 cebola roxa
250 gramas de cenoura tipo "baby"
1 tomate inteiro
4 batatas descascadas
2 gemas
2 claras
1 colher  de sopa bem cheia de creme de leite pasteurizado
3 talos de salsinha
1 colher de café de alho triturado
folhas de manjericão fresco
queijo tipo fontina, na falta: mozzarella.


Preparo

Unte uma forma de vidro, tipo pirex, com margarina e farinha
Rale a batata no processador, escorra o suco, monte a base da torta apertando para formar uma camada não muito grossa e asse a uns 190° C por aproximadamente 25 minutos (foto). Deve ficar sequinha, mas não queimada.




Cozinhe o peito de frango  com o tomate, a cebola, desfie no processador e reserve.
Com o suco do cozimento, cozinhe as cenouras até que fiquem macias, depois, coloque-as no processador, sem o suco, adicione a salsinha e o manjericão e bata até obter a consistência de um purê.
Numa tigela, junte a carne de frango desfiada, duas gemas de ovos, o alho e a nata e misture bem.
Na batedeira: Bata as claras em neve, quando estiverem firmes desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher adicione o purê de cenouras delicadamente.
Tire a forma de vidro do forno e recheie com o  queijo ralado e o creme de frango, pode usar um amassador (batedor??) de carne para acomodar uniformemente o recheio de frango, adicione uma camada de  queijo ralado e a última camada de purê e claras.



Volte ao forno e asse por mais uns 25 minutos a 200°C (ou até a batata começar a dourar, evite que ela queime ou afetará drasticamente o sabor final).



Poderá também gostar