lunedì 2 settembre 2013

Chá de maçã e gengibre e como arrumar uma mala


chazinho no Kashan

Com o passar dos anos e o acúmulo de carimbos no passaporte, sempre me pergunto se já alcancei o ideal de organização na hora de viajar, a resposta é sempre negativa, várias vezes me pego fazendo algo de última hora, como regar aquela plantinha que passará um bom tempo sem ver água já com o táxi na porta de casa,  e por mais que você viaje, ao longo dos anos, sempre que trancar a porta e entrar no carro terá sempre a sensação de que está esquecendo alguma coisa.
Por isso, resolvi atender à algumas solicitações e criar o "manual do viajante", já que arrumar a mala não é algo tão simples como parece.

Vamos começar com a organização da mala, pulando a parte das reservas de hotel e passagens, reservando uns dois dias para isso e levando em conta o destino final: Faz frio ou calor?
Se faz frio:
Esse é um problema muito comum, a mala enche muito rápido, roupas de inverno são mais grossas e por isso ocupam mais espaço, a solução é equilibrar e pensar quais serão as atividades durante a estadia.
Por exemplo, se serão férias numa cidade fria como Buenos Aires ou Santiago de Chile a opção é levar um casaco "sobretudo" na mão, optar por blusas de meia malha, vestidos de lã, meia-calça, cachecol, luvas e touca. 
Numa mala feminina há que se considerar:
estadias:15 dias = roupas de passeio+roupas para sair a noite+ pijama:
2 a 3 calças (1 jeans e um leggins, por exemplo)+ 4 blusas de cores diferentes+ 3 vestidos de manga longa (um preto, um de seda estampado que pode ser usado com pulóver neutro, um de lã) + 2 vestidos para a noite+ 3 blusas ou camisetas com detalhes brilhantes que podem ser usadas com as calças para um barzinho ou balada+ bolero de lã.
15 calcinhas, 4 a 5 soutiens, meias e meias-calças.
Se conseguir resolver essa pequena equação o resultado servirá tanto para verão quanto para inverno, com a diferença, claro, de texturas de roupas que essas estações pedem, por que para uma estadia de 15 dias não há coisa mais chata que levar para passear ítens que você acabará não usando, e acredite, essa matemática funciona.
Primeiro porque você acaba comprando coisas que não estavam previstas na viagem, e isso você deve levar em consideração, por exemplo, uma viagem para a Itália levará ao consumismo de roupas e isso você deve, também, considerar.
 Eu viajo com uma mala de 25kg de capacidade+uma mochila (que carrega meu laptop+necessaire de bordo+caderno de desenhos+canetas+lápis hb até 6b+ cabos+adaptadores+carteira de documentos e cartões+lenços de papel).

Detalhes da mala:
Todas as companhias aéreas aceitam 23 kg como limite de bagagem despachada por pessoa (salvo outras classes).
Você pode levar até 100ml de líquidos na bagagem de mão+ um laptop+camera fotográfica+celular de uso pessoal+guarda chuva+ casaco, e, leve uma blusa extra, na mochila, por que caso a cia aérea seja muito lixo e não disponha de cobertores você terá uma blusa caso faça frio no avião(acredite, já aconteceu comigo).
Quanto à necessaire de bordo:
Se você viaja em classe superior( executiva ou primeira classe) deve levar seus ítens mais pessoais, tipo perfume edição limitada da burberry ou lentes de contato de madagascar...hehehe....
Caso viaje em classe eonômica faça sua própria necessaire survival de bordo:
Travesseiro inflável, protetores de olhos, protetores de ouvido (esses de espuma laranjada, fáceis de comprar em qualquer lojinha de materiais elétricos), manteiga de cacau ou qualquer outro umectante labial, umectante para as mãos, aspirina, motilium para enjôo, pastilhas contra cólica, remédio para dormir, caso seja zumbi de avião como eu, escova dental dessas que fecham, creme dental mini, amostra de perfume, gel bactericida, gloss labial e lápis para os olhos para os outros te verem, quando você chegar destruída, na alfândega estrangeira.
´Itens extras: Ipod com pelo menos 400 músicas, caso você não consiga dormir durante umas 12 horas, cruzando o atlântico, livro de leitura cabulosa...
Quanto ao gel bactericida: Esse é um íten muito importante, caso você não saiba, o botão de reclinar o assento ou o controle remoto do seu display pessoal estão infectados com os mais terríveis germes, daqueles que te fazem pensar que aquela diarréia não foi causada pelo peixe que você comeu no deck do restaurante à beira mar, e sim, contraído pelo seu dedinho ao acessar o canal de músicas e filmes do avião e que a cia. aérea nunca limpou, aliás aviões são majestosos em disseminar doenças, desde o espirro do cara há quinze poltronas à sua frente até a porcaria da maçaneta do banheiro, portanto, antes de comer a janta servida no avião certifique-se de que levar sua mão ao olho ou à boca é seguro. 
Quanto aos sapatos:
Uma ankle boots resolve todo o tema de balada com vestido e calça jeans, rasteirinhas no inverno não serão necessárias, na verdade se você vai para férias invernais uma botina com solado plástico vai resolver seu problema, caso vâ para locais com frio severo (tipo finlândia e/ou helsinki e quer manter um certo estilo, uma bota de solado lunar ou solado baixo tipo "viking" vai resolver seu problema).
Se faz calor:
Vestidos que comuniquem-se entre si é o "tip" de viagem:
Saias em tons burro quando foge, tipo ocre, verde militar, beige e branco, calças pantalonas de algodão, saias meia coxa, balonês em cima e estreitas em baixo ou ao contrário, blusas listradas e rasteirinhas ou sapatilhas, você pode fazer mil combinações sem sair das 7 mudas de roupas, porque acredite, não vai usar mais do que isso.
Quando a gente está no mundo não quer ditar moda, quer absorver. Deixe para usar suas aquisições quando voltar pra casa.

Um dia antes da viagem.
Você está com a mala quase pronta e sua viagem é no final da tarde de amanhã, vá dormir cedo, mas comece esse ritual uma semana antes, tenha uma janta leve, nada de churrascada de última hora para se despedir dos amigos que te visitarão daqui há quinze dias, pedindo presentes da volta, coma uma salada com proteínas, tome muita agua, se beber não encha o caneco, caso contrário inchará muito durante o vôo, caso isso aconteça não tire os sapatos ou eles não entrarão no seus pés quando pousar, por isso melhor não beber na véspera.
Faça um check-list de todos os documentos, que devem estar à mão no momento do embarque:
Passaporte ou identidade (casos de mercosul)
Cartões de crédito
Dinheiro
Cartões de seguro ou plano de saúde internacionais.
Tenha sempre duas fotos 3x4 na carteira, nunca se sabe quando irá precisar, mas caso você perca o passaporte ou tenha de fazer um documento no exterior, às pressas, isso é uma mão na roda.
telefone de contato de parentes próximos.
Carteira de vacinas( viajantes para zonas de risco como equador, costa rica, tailândia, vietnã...etc, são obrigatórios).
 E, se possível, tome um chá para evitar a ansiedade. De maracujá, se possível.


Chá para esquentar o corpo e revigorar a alma, à tarde:
1 porção- tempo de reparo 15 minutos

Uma colher de sopa de chá preto Ou erva mate tostada
3 rodelas de gengibre fresco
1 pau de canela
3 rodelas de maçã seca
1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma leiteira até levantar fervura.
No momento de fervura desligar o fogo e abafar por 5 a 10 minutos.
Servir em xícaras e tomar.
Acompanha biscoitos de água e sal e sablés






Poderá também gostar