lunedì 29 luglio 2013

Hits de Inverno - Sopa finlandesa



Tá com frio? Toma sopa...

Era um 24 de dezembro quando embarquei para Helsinki (Finlândia), estava tão doente, meu corpo ardia em febre, as quase onze horas dentro daquele avião que faria escala em Münich (Alemanha) davam a sensação de onze dias, onze anos.
Não tinha fim, e para meu azar estava sem meu ipod, esquecido no bolso do assento do avião em um vôo doméstico, lá em Congonhas, no mesmo dia.

Ao chegar em Münich, atordoada, não conseguia ver direito os letreiros e localizar a saída, iria encontrar meu, na época, namorado e nosso próximo vôo era em seis horas, tivemos tempo de conhecer o centro histórico da cidade, tomar um kirsch e torcer para que o aguardente matasse o vírus malvado, já que sem receita nem analgésico você compra na Europa.
Já me sentia melhor quando embarcamos, finalmente, para Helsinki, ainda no aeroporto lembrei que era noite de natal e pela primeira vez não tinha ceia, na verdade não havia comido nada durante todo o dia,  nossa salvação foi um imenso pretzel.

Ao decolar, meus ouvidos trancaram, e passei o vôo todo surda.
Já em Helsinki, no hotel, procuramos algum restaurante para enfim jantar, que nada, a cozinha fechara muito cedo e era pouco provável encontrar algum restaurante aberto àquela hora no dia 25 de dezembro.
Nossa ceia de natal foi um humilde panetonne e uma garrafa de champagne que a mãe dele mandara.

Helsinki é uma cidade incrível, mas nosso destino final era ainda mais arriba, além do círculo polar ártico, lá pelas bandas da Lapônia. Onde o sol mostra a pontinha ao meio-dia e anoitece às 14:30...

Essa sopa é deliciosa, copiei-a do hotel-restaurante ÿllas-humina, em äkäslömpölö, servida em pleno inverno, onde a lareira é apenas objeto decorativo, igual a lá de casa, já que não esquenta.

helsinki
Sopa Finlandesa
Para 2 pessoas


4 batatas grandes
100gr de salmão defumado ( a frio ou a quente, tanto faz)
Endro fresco
Salsinha fresca
1 alho amassado
1/2 cebola roxa cortada em rodelas finas
3 colheres de sopa de creme de leite fresco
1,5 litro de água
Macarrão de arroz, tipo bifun

Preparo

Descasque as batatas e corte-as em quartos
Coloque as batatas para cozinharem em aproximadamente 1,5 litros de água com um pouco de sal até que estejam macias e prontas para serem levemente amassadas, mais ou menos uns 20 minutos assim damos maior consistência ao caldo.

Adicione alho, cebola roxa picada, o endro fresco e o salmão e cozinhe por mais ou menos 5 minutos.
coloque o creme de leite  e com ajuda de uma espátula ou colher de pau apure o caldo até que levante fervura novamente por mais uns 2 minutos.

Antes de terminar a cocção adicione o macarrão bifun, cozinhe por mais 2 minutos.
Desligue o fogo e jogue a salsinha picada fresca, tampe e sirva.





Poderá também gostar