giovedì 10 maggio 2012

biscoitos "zuccherini bolognese", para casamento



Tules, fitas, rendas...
Bolo, espumante, lua-de-mel...
Risadas, lágrimas, demonstrações de amizade...
São apenas alguns elementos que formam a nuvem que paira sobre os preparativos de um casamento.

São estes momentos que ficarão presentes numa conversa de sofá, quando você tiver passado por todo esse redemoinho e lembrará com nostalgia o início de uma família. Sim, início, mesmo que a sociedade atual insista que morar juntos já é estar casado, mas para uma noiva, por mais que ela relute nessa idéia, lá no fundo, fundo, nada se compara ao matrimônio celebrado, como o conhecemos.

Não acho que seja uma tarefa complicada ser noiva, mas os milhões de detalhes põe loucas as mulheres, quanto aos noivos, a maioria acha que comparecer na igreja já é o suficiente, mal sabem eles que se ajudassem um pouco mais, até na escolha e sugestão desses detalhes, estariam dando uma prova muito maior de cumplicidade, compartilhando desde o início aquilo que deve ser a memória de duas pessoas.

Em todas as culturas, a união de um casal é simbolizada com o uso de algum objeto, seja uma moeda de ouro, uma tatuagem no corpo, um bindi na testa, ou uma aliança no dedo, como na cultura cristã.

Estes biscoitinhos, típicos da região da Emilia-Romagna, são oferecidos aos convidados com o intuito de compartilhar a união das alianças entre todos e desejar prosperidade e felicidade aos noivos.

Uma maneira muito simpática e devo dizer, que causa um certo efeito vê-los servidos em cestinhas de vime, com todos os laços e rendas, dando a real idéia de abundância


A receita original pede meio pacotinho de fermento biológico instantâneo, na dúvida, usei o químico em pó, apenas uma colher de sopa, pois, como a massa fica em repouso por uma hora na geladeira, não quis arriscar.
A massa é bem simples (pasta frola), e não se desespere se tudo parece perdido no começo, a impressão é que aquilo nunca vai dar liga e então o segredo é brincar "de areia na praia", explico adiante.


Zuccherini bolognese para casamento
500gr de farinha de trigo ( fiz a metade, 250gr, pois rende muito e não tenho nenhum casamento no momento!)
2 ovos
200gr de manteiga, cortada em fatias de aproximadamente 1cm, em temperatura ambiente
200 gr de açúcar (usei o cristal orgânico, pois confere maior crocância)
1 colher (sopa) de fermento em pó quimico
 algumas gotas de extrato de baunilha
1 punhado de sementes de erva-doce

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Faça uma montanha de farinha, abra um buraco no meio e coloque os ingredientes.
misture tudo rapidamente (brinque igual na sua infância, de montinho de areia, vá agregando a massa como se suas mãos fossem um pá de areia e vá apertando e girando até formar um bolo quase homogêneo), enrole num filme plástico e deixe
repousar por uma hora na geladeira.

Abrir a massa formando um fio de 0,5 cm de espessura, colocar ao redor do dedo para dar-lhe forma e aperte bem.
Disponha as argolinhas numa assadeira untada e coberta por papel manteiga, asse por aproximadamente 10 minutos e os biscoitos começarem a dourar.











Poderá também gostar