lunedì 23 dicembre 2013

Panettone, ainda dá tempo


Daí que panettone bom, ninguém dá a receita...certo? Errado.
Eu passo a receita, pra você, navegador incauto...
Receita de família, melhorada, com toques apimentados  de blogs culinários hipócritas...
Minha primeira tentativa de panettone foi copiada de um blog de culinária qualquer, que, na minha opinião, não é bom, pareceu mais um pão, levemente salgado e sem sabor de panettone.
Mandei um e-mail pra dona do blog, falando do panettone, mas parece que ela não gosta de publicar comentários negativos, só os bonitinhos, aí não vale, né?
 Ela já havia errado chamando de prato toscano a piadina, que é romagnola....
  Então, parti para o plano "B". Tentando decifrar a receita da minha avó.
 Era uma receita da matriarca da família do lado italiano, assinada por ela, inclusive, e cheguei à triste conclusão que comprar livro de receitas americanas e inglesas não leva a lugar algum senão ao livro de receitas da família, aquele caderninho de folhas amareladas e por vezes rasgadas, que mede a quantidade em pires, tablete ou tampinha...não descreve exatamente o preparo, uma incógnita....
Drama.
Total.
E o marido assiste ao campeonato de esqui, na televisão.
E é natal, ante véspera de natal...drama? Não, o panettone está feito, fotografado e grifado como o melhor dos últimos tempos, com frutas cristalizadas, que não sou fã, e tudo mais....

Faça-o, ainda dá tempo....
Depois você desconta na montanha, esquiando....

As melhores coisas do natal:

O clima do sul: A luz amarela do pôr-do-sol, que deixa a vegetação verde fosforescente, os dias quentes e as noites frias...
A neve e os mercados natalinos: O cheiro de castanhas, o cheiro de neve misturados ao cheiro de batata rösti...
O cheiro de endro: A conserva de pepinos da minha mãe, bem ao estilo eslavo, o cheiro de endro na Finlândia, bem ao estilo soviet.
Uma janta ás pressas, massa com molho de salmão defumado e purê de cenoura, porque passei o dia na correria, limpando a casa e fazendo pavê de nozes...

E o campeonato acabou e veio o filme sobre a escalada do Eiger...
 e escrevo o texto, bebericando, com muito prazer, minha sambuca on the rocks, depois de uma semana na sêca, por culpa de antibióticos....
E, fiz o panettone, o tiramisú, pavê de nozes...a janta, a limpeza da casa...
Falta passar tinta no cabelo, escova com máscara de caviar, fazer o salpicão de frango, fazer o pé, dar uma boa esmaltada nas mãos, colocar o Prosecco pra gelar, o Aperol pra gelar, empacotar minhas orquídeas floridas, para uma temporada na casa da mãe, e, finalmente, preparar a mala para ir ter com a bruxa boa do norte....
Mas é natal...e um ano novo vem aí...
Aguarda-me o Eiger...e o Adis' Bar....
Bom Natal para todos os seguidores deste blog, de todas as partes do mundo...
Um abraço e até  a volta.

Panettone

Receita de família, porque ainda dá tempo...


-1 xícara de frutas cristalizadas+ uvas-passas+castanhas+nozes picadas
vinho branco+suco de meio limão siciliano+1/4 de suco de um Laranja e vinho branco= o quanto baste para  molhar SEM ENXARCAR
-3 xícaras de farinha de trigo
-7 gramas de fermento biológico seco
-3 ovos
-20 gotas de essência de panettone¨1/2 colher de châ de extrato de baunilha
-1/2 tablete de manteiga
.1/4 de xícara de leite
-8 colheres de açúcar
-40 ml de água morna
-a ponta de uma colher de chá de sal


Preparo

1. Misture as frutas cristalizadas, essência de panettone,uvas passas, vinho, suco de laranja e limão, castanhas e nozes em uma vasilha e deixe macerar enquanto prepara o panettone.

2.Numa tigela, junte a agua morna, metade do fermento e deixe descansar até que espume, uns cinco minutos.
3. Após, misture, aproximadamente 30 gramas da farinha de trigo, e faça uma massinha, misturando delicadamente, deixe descansar, até que dobre de tamanho, em local fechado, sem corrente de ar, o forno por exemplo, por meia hora.
4. Coloque o leite para esquentar e misture a manteiga, até que derreta. Tire do fogo e deixe esfriar, acrescente a baunilha.
5.  Na tigela da batedeira planetária, junte a farinha, o restante do fermento, o sal, os ovos e a mistura de leite com manteiga e baunilha. Misture bem, bata por uns 4 minutos com a pá, em velocidade média-alta.

6. Diminua a velocidade e incorpore a massinha de fermento, sempre batendo até que fique homogêneo, uns 3 minutos a mais.

7. Escorra as frutas cristalizadas  reserve o suco,(o suco não deve dar mais que umas 2 colheres de sopa) e incorpore-as à massa na batedeira.
 8. Desligue a batedeira, cubra com um pano de prato e deixe fermentar em local sem corrente de ar por 2 horas.

9. Unte uma forma de panettone com manteiga ou com spray de manteiga, coloque-a sobre uma assadeira, ligue o forno a 180°C.
 10. Após ter dobrado de tamanho e passadas 2 horas da primeira fermentação, sove um pouco a massa, pode ser com uma espátula de silicone ou de pau, a massa tem que ter uma consistência elástica e grudenta, mas não dura, não é possível sovar com as mãos. Derrame a massa na fôrma de panettone e deixe fermentar por mais uns 45 minutos.

11. Pincele a superfície do panettone com a gema de ovo e faça, com o auxílio de uma faca, um X profundo na superfície da massa...

12. Mande ao forno por 45 minutos, é necessário cobrir com uma folha de alumínio solta, para que não doure rápido demais.
13. Espete um palito para assegurar-se que está assado, o palito deve sair seco, sem resquícios de massa úmida.
14. Coloque sobre uma grade para esfriar completamente.


Pode repetir a foto??? só porque está com  bolinhas diferentes??? Pode...










Poderá também gostar