lunedì 30 aprile 2012

Piadina Romagnola & pesto genovese

Frascati

bistrot e livraria em Genova
A piadina, esse disco de massa fina, levemente crocante, tem sua origem desde os etruscos, serviu aos nobres do Império romano, foi comida dos pobres na época medieval, leve ascensão no 1900, virou lanche de estrada nos anos 50 e 60 e agora ganha fama pelo mundo.
piadina
Mas, nem vou entrar na história, só vou dizer que a piadina é da região da Emilia-romagna e não da Toscana, como tenho visto muita gente equivocando-se.
Leva uma boa farinha, "tipo 0", leva rigorosamente a banha (strutto) ou "olio extra vergine" (azeite de oliva) e bicarbonato de sódio.
Deve ser cozida em uma frigideira plana, preferencialmente de cerâmica, pedra, e esmaga-se, com a ajuda de uma espátula macia, as bolhas que vão surgindo durante a cocção.
O recheio pode ser de queijo cremoso como stracchino, taleggio, rúcula, queijo mozzarella.
Almoço ou lanche da tarde, é por si só uma refeição.
Impossível, estar na Itália, e não provar uma piadina, a primeira vez que eu provei, foi na saída de uma danceteria, chamada Cavalli Cafe, do estilista Roberto Cavalli, um furgão adaptado, desses que o cozinheiro  é também o caixa e usa aquelas gravatinhas borboleta.
Pedi a que levava queijo stracchino, rucola e bresaola, que parece uma carne seca, e nunca mais deixei de comer esta delícia.
Até que em uma viajem, comprei uma "piastra", tipo uma frigideira plana e quase sem bordas, em cerâmica, especial para tortillas, tigella e piadina, mas você pode fazê-las em casa em uma frigideira teflonada, apenas tomando cuidado para não queimá-las.

Pesto genovese

O pesto é outro primor, mas da cozinha genovesa
Excelente molho para a linguine e requer um pouco de paciência e ingredientes certos para o preparo,
mas se você adora, como eu, receitas originais, essa remonta dos anos '800, e é a que julgo original.
Você vai precisar: 
Manjericão italiano (aquele da folha abaulada), mais ou menos 40/50 folhas lavadas e secadas cuidadosamente
alho (1 dente)
sal grosso
pinoles
queijo parmesão de boa qualidade (ou parmigiano reggiano)
queijo pecorino sardo
azeite de oliva de boa qualidade
1 pilão

Você deve seguir a ordem: alho, sal(alguns grãos), amasse até virar uma pasta e aí então agregue o manjericão, você não deve socá-lo, pois os óleos essenciais do manjericão estão nos veios de suas folhas e ao socar elas poderiam escurecer, e a cor do molho que buscamos é de um verde vivo, então vamos, com o socador do pilão rotacionando vigorosamente (pestando) até conseguirmos uma pasta, feito isso é hora de adicionarmos os pinoles, continuamos até que incorporem a pasta.
Por último o queijo parmesão, o pecorino sardo (só encontrei na padaria Basilicata-SP) e finalmente o azeite de oliva, que deve ser suave, esses ingredientes vão conferir aroma e sabor na medida certa, se usar nozes, esse sabor prevalecerá sobre o do manjericão, assim, o mesmo com um azeite de oliva "granfrutatto", por exemplo.



Poderá também gostar