martedì 19 marzo 2013

Arepas colombianas e minha paixão por vestidos

No capítulo de receitas colombianas do livro:

-risotinho de feijão e ora pro nobis

-arepinhas de milho com shiitake e caldo de peixe

-pomada de ervas, dip de aspargos




Meu relógio marca uma altitude de 2604m e pela primeira vez tive uma dor de cabeça insistente por três dias e um cansaço ao caminhar conversando, não tomei nenhuma droga e nem masquei coca, dormi mais que o suficiente, uma drenagem linfática e então no quarto-dia a dor desaparecera.

Bogotá é uma das cidades mais altas do mundo e também uma das mais feias, na minha opinião, o clima é de montanha: chuva e sol inesperadamente, ventoso e temperatura amena o ano todo.
Há algum tempo incorporei alguns elementos dessa cozinha no cardápio lá de casa: O abacate, a banana, o aipim, leite de côco e o café colombiano (extremamente suave).
Ah, sim...para aquelas que perguntam onde compro meus vestidos mais fofos? É aqui, na Colômbia =)

Sofro um pouco com o despeito da mulherada local, já contei, em outro blog, que o despeito por aqui leva à cotoveladas, empurrões na pista de dança ou chutes por baixo da mesa...coisas que estava bastante acostumada em São Paulo, também. Pronto, falei...
Nunca tive alguém para compartilhar essas situações, cheguei a pensar que era só comigo ou algo pontual da América-latina, enfim...
Algumas combinações que faço:vestido de boneca babado+meia calça "artsist" (wolford)+sapato boneca que comprei em Firenze. Vestido beige rendado com meia calça satin touch (wolford). Vestido de musselina da minha estilista preferida Lia Rabello, usei-o na premiação do Idea Brasil Award, só que com sandálias prateadas pulo-do-gato.


Voltando à comida...
Parece que existe uma crescente, e reconfortante, mudança de hábitos alimentares pelo mundo, está de moda escrever sobre comida e voltar a prepará-las em casa e, pasmem, homens com uma vontade louca de ajudarem na cozinha, senão de serem protagonistas dela. 

Minha cozinha é um lugar solitário e silencioso, bem diferente das tardes de sábado quando ainda morava com os meus pais e quando ajudava minha mãe a untar formas, picar nozes, triturar frango para torta ou descascar amendoim, entre uma fornada e outra ouvíamos música, e aos dez anos de idade estava atenta ao movimento dos aviões lá no céu e à torta no forno....
Amo os aviões.
Gostava de adivinhar o modelo, a cia. aérea e impressionar meus amigos, arrastados por mim ao aeroporto, matávamos tardes inteiras de trabalho... binquedinhos de adolescência.
Eu sei, não sou normal =)

Arepas são, para mim, pequenas porções de polenta branca, bem ao estilo indígena, que acompanha um café, dependendo da sua criatividade pode virar entrada, por que não?

Receita de arepas: 
  1. 1 xícara de fubá branco,
  2. 2 xícaras de agua,
  3. 3 colheres de café de sal,
  4. 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  5. (um pouco mais de crocância).

Preparo:

  • Em un bol colocamos a agua e vamos agregando o fubá e revolvendo com um batedor, para não formar grumos.

  • Quando esta tudo mesclado adicionamos o bicarbonato e o sal.

  • Começamos a amassar com as mãos até que esteja suave, vamos formando bolinhas do tamanho de meio punho fechado e achatamos como se fosse um disco, de mais ou menos 2 dedos de espessura

  • Em uma frigideira, untada com um pouco de óleo ou manteiga, aquecida, colocamos as arepas, doure cada lado por uns poucos minutos até formar uma capinha dourada.

  • Passe para o forno pre-aquecido, por 30 minutos, estarão prontas quando batemos com o nó dos dedos e soam ôcas.


Em Bogotá, as arepas são recheadas com queijo.



Restaurantes que recomendo em Bogotá.

Andres carne de res: A comida é ok, mas o ambiente é para dançar, perfeita união de restô-balada (o de Chía é mais bacana, até lá tem que tomar um táxi e precisa de reserva).
Wok: é uma rede de restaurantes maravilhosa, a comida é muito bem feita e bem asiática, um movimento que deve logo, logo chegar ao Brasil.

Poderá também gostar