giovedì 5 settembre 2013

Bolo de baunilha, côco e choco branco, regras de cozinha e regras pelo mundo



O livro prometia que todas as receitas funcionariam, por isso eu o comprei.

Não compro muitos livros de culinária, tenho uma dezena deles, se fosse uma centena ficaria chateada com tanta coisa para cozinhar copiada de um livro e pouca criação, bloquearia muito minha criatividade.
Assim como não compro muitos sapatos, se comprasse não usaria a metade. A maioria dos sapatos são desconfortáveis (sou designer e penso em funcionalidade), caem de moda rapidamente, tenho pouco espaço para guardar e não gosto de guardar sapato junto das roupas, acho pouco higiênico.

E esse livro, hein? Prometia muito, mas depois da primeira receita fiquei com vontade de atirá-lo na pilha de lixo reciclável.
Não deu certo.
Era para ser um layer cake, saboroso, que de fato ficou, mas embatumado, simplesmente por que o chef achou por bem mudar a ordem dos ingredientes e bater a manteiga em pedaços, amolecida, junto da farinha e só então misturar os líquidos.
Simplesmente essa de fazer farofa de manteiga e jogar ovos inteiros para conseguir a textura "fluffy" não colou, ele queria o sabor de ovos e manteiga com uma crosta crocante para depois descartá-la, eu prefiro um leve sabor de baunilha num bolo macio, com furos pequenos na massa que denotam o bom trabalho das claras em neve e do fermento novo.
Dá pra notar na foto acima o bolo embatumado, base do outro bolo, o de cima com o mérito do método da minha mãe, onde foram batidas claras em neve, reservadas na geladeira, líquidos, depois os secos à colheradas, tudo batido com a pá, que não faz a manteiga talhar.
Regras de cozinha: às vezes, quando a gente não deveria mudar a receita a experiência das mães ainda fala mais alto que a do chef, e depois, americanos não tem muita tradição culinária, assim como não tinham identidade artística até migrarem artistas europeus para lá, por isso ficar comprando literatura culinária americana ou inglesa dá nisso e pior, faz gente que se acha italiana não saber qual é a real origem de uma simples piadina  ficar palpitando em jantar de gente metida que escreve blog, metida a besta, como gente que precisa usar bolsa de marca não sei das quantas, fingindo ser algo que não é...
Para tudo há regras, esquecidas mas que faz bem serem respeitadas.

Quando você viaja não é diferente, continuando o "Manual do viajante" seguem dicas infalíveis para você não virar o idiota da vez.
No check-in do vôo:
-Certas cias. aéreas são mais lentas em efetuar o check-in, às vezes o sistema cai e daí os atendentes devem fazer tudo manual, ou simplesmente são pessoas mais lentas, como no caso de certos povos caribenhos: pode ter duas pessoas na sua frente mesmo assim levarão meia hora ou mais. A dica é não ficar chateado esbravejando que a culpa é do governo ou não sei de quem, mantenha a calma porque caso esteja em cima da hora a própria cia. aérea agilizará o seu atendimento, passando os passageiros com prioridade de vôo à frente dos outros.
-Ainda na fila: evite gracinhas sobre terroris mo ou outros assuntos perigosos e tabus, você pode ser convidado por autoridades a maiores explicações e até ser impedido de embarcar, isso vale em qualquer situação desde o check-in até o vôo.
-Durante o vôo: Mesmo que esteja cansado não recline o assento até o sinal de apertar os cintos apagar, de qualquer maneira, antes do avião decolar a aeromoça vai passar checando o procedimento de decolagem e vai pedir que você volte o encosto da poltrona para a vertical. Quando servirem a janta e se você estiver com o encosto reclinado volte-o para a vertical, é muito chato comer naquele espaço miserável e ainda por cima o passageiro da frente ter o assento quase batendo na sua testa, seja educado. (Além dessas dicas, manter o cinto afivelado durante todo o vôo pode evitar que você se machuque em uma turbulência, muita gente ignora mas  o fato é que se o sinal de apertar os cintos estava aceso durante o seu trajeto até o banheiro e a aeronave subitamente entrou em turbulência qualquer dano será de sua total responsabilidade)
-No desembarque: Em alguns países é melhor contratar o serviço de traslado para o hotel ainda no aeroporto, logo depois que pegar sua bagagem, salvo se você já tem esse serviço incluído em seu pacote, tomar um táxi na rua ou aceitar ajuda de carregadores de mala pode sair muito mais caro ou pode ser perigoso, melhor não arriscar.
-No hotel: Essa é uma dica que vale para qualquer situação, silêncio, quando você finalmente chega ao quarto do hotel escolhido muitas vezes tende a falar alto, reclamar da duração do vôo ou rir feliz por ter chegado, mas lembre-se que você não é o único no hotel, há gente que dorme e às vezes não está de férias e precisa acordar cedo, portanto chegue em silêncio e faça o educado favor de não bater a porta do quarto, nem na entrada, nem na saída, geralmente porta de hotel tem aquele mecanismo que faz com que ela se feche automaticamente e ao trancar ecoe um sonoro "Baammmm", fazendo os vizinhos acordarem com o barulho infernal, muito chato. Outra coisa é quanto ao volume da tv, se você nnao é surdo porque assistir à tv num volume tão alto? Ou ainda resolver dar "festinha" no apto, incomodando todo mundo, acredite, isso não é legal, e vai que você está num país como a Suíça? O silêncio por lá é levado tão a sério que o povo chama a polícia para gente que assiste à tv num volume mais alto, não dane com as suas féria e nem com a dos outros.
 Vou pular o restaurante: o fato que muitos países não possuem o sistema de gorjeta incluído no valor total, e nem preciso dizer o quanto é chato gente que grita ao falar ou rir às gargalhadas em qualquer lugar do mundo.

E por último, na montanha: Percebo que nos últimos anos muita gente faz férias de inverno em destinações que oferecem ski e snowboard, mas a maioria ignora o fato que existem regras rígidas nesses lugares e um povo que não possui tradição em esportes de neve não pode conhecê-las.
A dica é para a própria segurança, se você vai esquiar, em qualquer lugar do mundo, sendo expert ou iniciante: A responsabilidade é nossa em relação a quem está à nossa frente, se você sabe esquiar bem procure pistas intermediárias, sinalizadas por toda a àrea da estação, não adianta fazer slalom na pista para iniciantes, a sua responsabilidade é ainda maior, o que está a frente talvez não saiba. Nunca ultrapasse pela esquerda.
Antes de ultrapassar um esquiador, certifique-se que é seguro para os dois.
Se está com snowboard, nunca pare ou sente no meio de uma pista estreita, quem vem atrás pode não ver você e causar um acidente.
Se nunca desceu uma pista sinalizada como preta não queira fazer isso como auto-afirmação, pode ser perigoso, quem não sabe esquiar direito em pista preta já é um risco para si e para outros, atenção com isso.
Use sempre capacete, já vi acidentes feios e até fatais por falta dele....

Acabei de lembrar de uma lista sobre comportamentos no estrangeiro, mas meu bolo está tão gostoso que vou deixar isso para um próximo post...



Bolo de baunilha, com recheio de chocolate branco e cobertura de côco

Receita para um bolo de 24 cm de diâmetro, para o bolo duplo dobre a receita, detalhe omitido no "Fabuloso livro de Nsa. Senhora da bicicleta sem freio."


  • todos os ingredientes em temperatura ambiente
  • 1 3/4 xícaras de farinha de trigo peneirada 4 vezes
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 4 gemas
  • 4 claras 
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 xícara de leite 
  • 1/2 xícara de manteiga amolecida, quase totalmente derretida


Preparo

Aqueça o forno a 180°C
Unte uma forma de 24cm

Na batedeira:
Bata as claras em neve, até formarem picos firmes e reserve na geladeira
Numa tigela coloque todos os ingredientes secos (farinha de trigo+ bicarbonato de sódio+ fermento+ metade do açúcar) e misture bem.

Volte à batedeira, troque o batedor de arame pela pá e bata as gemas + o leite, bata em velocidade baixa-média até unirem-se.
Adicione o restante do açúcar, a manteiga, com a batedeira em movimento.
Coloque a mistura de farinha, uma colher de cada vez, aumente a velocidade para média.
Agora temos um creme homogêneo e liso.
Adicionamos as claras batidas em neve e diminuímos a velocidade da batedeira para quase lenta, até que se incorpore bem, uns 10/15 segundos.
Coloque em assadeira untada e leve ao forno por 25 minutos.
Passados 25 minutos desligue o forno, deixe o bolo esfriar lá dentro
É importante usar o termômetro  de forno, respeitar o tempo, no meu forno foram 25 minutos, é um forno convencional, que está regulado para gás de botijão.
Se você tem o gás de rua, cuidado, ele é muito mais forte e a receita pode queimar, vai ter que controlar a temperatura do forno.

Recheio:

200 gr de chocolate branco picado
100 ml de creme de leite fresco

Preparo

Aqueça o creme de leite em banho-maria (já tentei a técnica direta no fogo, mas uma quantidade tão pequena de creme de leite esfria rápido demais para derreter o chocolate)
Coloque o chocolate picado com faca de serrinha.
Vá mexendo com uma colher de pau até misturar.

Cobertura

Nata fresca+ Côco ralado fresco


Poderá também gostar