venerdì 11 ottobre 2013

Bagels de semente de papoula-Tentativa 1



E finalmente comprei as sementes de papoula, esses pontinhos negros difíceis de se achar, para que outra coisa serão usadas, ainda não sei, pois ando meio ressabiada com receitas de bolo que levam sementes de papoula.Talvez meu paladar não seja tão apurado assim para, de fato, perceber o gosto amendoado delas, mas tendo-as na mão fica mais fácil sair em busca de novas receitas.

Eu teria preferido deixar essa receita apenas para o livro, mas como é apenas uma primeira tentativa de bagel resolvi publicá-la aqui, no blog.

Há muito tempo queria fazer bagel em casa, tomar café da manhã com ele é quase um almoço.

Já vou avisando que não é uma receita fácil de se executar, não.
Acho que não tive 100% de paciência, dessa vez. Embora cozinhar me relaxe o fato de estar com o fuso horário bagunçado, depois de voltar de uma viagem longa, prejudicou minha concentração, abria o armário de farinhas, tentando lembrar o porquê :o
Mas o resultado valeu a pena. Pretendo repetir estes bagels muitas e muitas vezes.

Bagel 
tempo gasto : 1h 30 min

. Uma xícara de água morna (45°C)

. 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco

. 1 colher de sopa de glucose de milho

. 1 colher de sopa de melado

. 1/2 colher de chá de oleo vegetal

. 1 colher de chá de sal

. 2 xícaras cheias de farinha de trigo e mais 2/3 de xícara de farinha de trigo (talvez precise algumas colheres de sopa a mais)
. 1 +1/2 colheres de sopa de açúcar (para o banho)

farinha de milho para polvilhar


 Preparo

1. Combine o fermento com a água morna em uma tigela por uns cinco minutos, até espumar.(A água não pode estar muito quente ou pode matar o fermento)

2. Adicione a glucose de milho, o melado e o óleo e misture bem ( a glucose de milho é como cola, para trabalhar com ela você precisa ter as mãos molhadas e a colher também, caso contrário vira uma meleca).

3. Coloque 2 xícaras da farinha de trigo na tigela e misture com os outros ingredientes.

4. Coloque um pouco da farinha de trigo reservada e vire a massa sobre uma bancada enfarinhada.
Sove a massa por aproximadamente 6 a 7 minutos.
A massa deve ter consistência elástica, seca ao toque e não pegajosa, adicione mais farinha se precisar ( da reservada).

5. Coloque a massa de volta na tigela, cubra e deixe-a descansar por 30 minutos em local sem corrente de vento (dentro de um forno, frio, por exemplo) , até que dobre de tamanho.

6. Amasse mais um pouco, para expulsar o ar e divida a massa em cinco ou seis bolas de tamanhos equivalentes.

7. Trabalhe uma bola de massa por vez: Abra as bordas da massa em movimentos circulares sobre a bancada enfarinhada, Dobre as bordas para o centro da massa com os dedos enquanto abre um buraco no meio, trabalhando sempre em movimentos circulares, esticando a massa para fora e alargando o buraco central até obter a forma de uma rosca.

8. Coloque todas as porções sobre uma tabuleiro forrado com papel manteiga e pincelado com um pouco de óleo, cubra com um pano úmido e deixe fermentar por mais 30 minutos até dobrar de volume.

9. Pré aqueça o forno a 205°C.

10. Em uma panela, coloque água até a metade e leve a fervura
Adicione 1/2 colher de açúcar à agua.

11. Trabalhando um bagel por vez, primeiro alargue o buraco, caso esteja fechado, tome cuidado a não trabalhar a massa ou o bagel perderá a consistência.
Coloque o bagel na água e deixe cozinhar por uns 20 segundos, vire-o com a ajuda de uma escumadeira, por mais 20 segundos. ( é importante que os bagels não tenham ficado maior que a escumadeira, ou quando você tirá-los da água podem quebrar). Aconteceu comigo;)

12.Tire-o da água, deixe o excesso de água escorrer e coloque-o sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e polvilhado com farinha de trigo e sementes e papoula
Repita com todos os bagels e cuide para não tocarem-se na assadeira.
Polvilhe o restante de semente de papoula sobre os bagels e mande-os para o forno

13. Asse os bagels por 25-30 minutos ou até ficarem dourados.

Ficam ótimos com cream cheese, salmão defumado, endro fresco ou fatias de peito de peru defumado.
Acompanham bem cervejas.
Quando não consumidos no mesmo dia, aconselho a aquecê-los em forno convencional.

                                                                                                                                 
Poderá também gostar