E eu entrei em desespero quando me vi longe das farinhas especiais e dos orgânicos frescos.
Levei uns dois anos para me acostumar a peregrinar pelos mercados em busca daquilo que eu tinha perdido ao sair de São Paulo.
Foi há uns dias atrás, quando saí do mercado com a compra da semana, uma bandeja de alface orgânica e um mísero maço de rúcula orgânica,nada mais, que refleti sobre isso.
-E agora? Como faço? Eu não sei viver sem salada e verdura. Há poucas opções de orgânicos no mercado.
A minha sorte era ter a despensa cheia de grãos (cevada, fava, um feijão que eu nem sei que tipo é) e a gaveta de verduras com cenouras (as da foto) e inhames orgânicos.
Colhi as cenouras, com um certo medo de que não estivessem boas. Pequenas, umas maiores, todas muito coloridas. A roxa era muito doce.
Tomei uma foto assim que terminei de lavá-las e estive ansiosa por prepará-las no jantar.
Eram tão perfeitas e orgânicas, tão doces e saborosas que deixei-as quase cruas. Medo de perder toda aquela maravilhosa vitamina contida naqueles pequenos seres, que nasceram ali, em casa, no vaso mesmo.
Deu tão certo que vou repetir e semear na terra, dessa vez .
Quando acabaram as cenouras, foi a vez do pak choi, que estava quase esquecido no vaso.
Esse cresceu bonito, maços verdes e grandes.
Foram refogados com um pouco de manteiga, cebola roxa e fenogrego. Surpreendentemente o sabor dessa combinação foi levemente de côco.
Quando demos conta de todo o Pak choy foi a vez da fava. A que eu usei para esse papardelle foi uma verde escura, com sabor levemente picante.
Reproduzindo um prato que comi em minha primeira viagem à Itália, ainda na adolescência.
Basta deixar de molho as favas de um dia para o outro.
Escorrer e cozinhar em panela de pressão com água suficiente para cobrí-las e uns três dedos a mais.
Depois de cozidas acrescentar um pouco mais de água, o sal, pimenta, alho moído, louro, salsinha, um fio de óleo e um pouco de manjerona.
Depois de cozinhar o papardelle , algo em torno de 7 minutos, escorra a massa e verse uma quantidade de favas e um pouco de azeite de oliva.
Fica ótimo com queijo pecorino (sardo ou romano) ralado.