mercoledì 11 luglio 2012

Quiche para uma quarta-feira



E a produção não pára. Patês, cremes, espumas, muffins e pato, muito pato...Domingo fiz um peito de pato para harmonizar com um Montepulciano maravilhoso, que tomei num restaurante igualmente maravilhoso perto das catacumbas de São Calixto, em Roma, a cidade eterna.
patê de côco
Como aperitivo, fiz um patê de fígado de galinha, tão bobo de ser feito que me fez ficar com raiva de pagar uma bisnaga de patê industrializado e cheio de aditivos químicos (o patê verdadeiro é cor de fígado e não é cor-de-rosa!!!), como acompanhamento desse peito de pato fiz uma caminha (eu e minhas caminhas!) de espinafres, berinjelas e cenouras a julienne refogadas rapidamente com castanhas de caju e óleo de semente de uva trufado (uau, mesmo!). Posso afirmar com muita segurança o que um óleo trufado faz num prato relativamente simples, aliás, ultimamente além de óleos aromáticos entraram o estragão e a cebolinha francesa (ciboulette) na minha cozinha, temperos que trazem um requinte para os pratos e os deixam com sabor de restaurante.

Esse é o primeiro quiche da minha vida, confesso que não estive num bom dia para a cozinha, pois da lista das coisas que me irritam a força atuante era a de número um.

Também confesso que de todas as massas que já fiz, essa com certeza foi a melhor, embora faltou paciência para rolá-la no ¨mattarello¨ e distribuí-la sobre a forma e também estiquei-a demais e ela encolheu um pouco enquanto assava, também não tenho as moedinhas de ¨cuisson¨ que faz tudo perfeito no fundo da forma, mas quando estive na França era final de semana e só as lojinhas turísticas vendiam acessórios de cozinha, que lá eram apenas souvenir.

A amiga Ana Bandouk pediu-me um receita de quiche, tenho várias, desde massa de liquidificador ou massas tradicionais  feitas manualmente ou no processador, essa pode ser feita no processador (altamente recomendável!!!) pois estou com os pulsos doloridos de tanto alisar a bendita!

Mas valeu a pena, viu, eu sempre digo que o cheiro de torta, bolo ou pão no forno é impagável, traz toda uma atmosfera de aconchego, de dia de sol, de sábado, de infância.

Uma pena não conseguir cultivar coentros e nem a ciboulette em casa, já tentei de tudo e não dá, todos os meus aromáticos têm uma estranha tendência a virarem árvores nos meus vasos, mas esses dois citados não vão adiante, morrem nas primeiras semanas e olha que tenho limão siciliano em casa, que é meio genioso também...

Mas voltando à quiche, era pra ser Lorraine, como sempre falta-me um ingrediente, mas eu não como bacon então fiz com frango e espinafres, uma sugestão mais que perfeita para um almoço, a saladinha de rúcula selvática foi perfeita, com seu gostinho amargo e o resto das cebolas, que a tonta aqui esqueceu de colocar na quiche.... :o

                         

Quiche de frango com espinafres

Ingredientes:

1 receita de pâte brisée:

para uma forma de 24 cm de diametro ou 4 formas de tartelette de 8 cm:
260 gramas de farinha de trigo (eu usei trigo manitoba orgânico, para experimentar)
12 gramas de manteiga gelada cortada em pedaços
1 gema de ovo, grande
2 colheres de café de suco de limão
1 colher de sopa de água gelada


Preparo:

Pre aqueça o forno a 200°C
Ponha a farinha com o sal e a manteiga no processador e pulse até obter uma farofa granulada
Adicione os outros ingredientes: gema do ovo, suco de limão e a água e pulse até que se misturem e formem uma massa macia, ajuste com um pouco de água se necessário. 
Tire a massa do processador e deite-a em uma superfície levemente enfarinhada e misture-a até que fique lisa. O processo deve ser rápido para que a manteiga não comece a derreter e grudar.
Faça uma bola com massa achate-a como um disco, envolva-a em papel filme e leve-a na geladeira por 30 a 45 minutos.
Tire-a da geladeira e deixe-a repousar por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
Estique-a com um rolo de macarrão em uma superfície fria e levemente enfarinhada, do centro à borda em todas as direções, girando e buscando uma espessura uniforme (3-5 mm).
Deite-a numa forma de quiche
Coloque para assar por 15 minutos, até que esteja levemente dourada e então proceda com a cobertura.

Cobertura:

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola roxa, descascada e cortada em rodelas finas
meio peito de frango desossado, cozido  apenas com água e sal e triturado no processador.
2 punhados de espinafre fresco cortado em tiras
4 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
50 g de queijo tipo gruyère ralado grosseiramente (ou parmesão de boa qualidade)
3 ovos inteiros
250 ml de creme de leite fresco
125 ml de leite
Modo de preparo da cobertura:
Refogue a cebola roxa com o azeite de oliva, até ficarem macias e transparentes.
Junte o frango  e cozinhe por alguns minutos.
Bata com batedor de arame os ovos, o leite e o creme de leite
Com a massa dourada monte a quiche:
Coloque as cebolas e o frango, adicione o queijo, o espinafre, a cebolinha e por último a mistura dos ovos, leite e creme de leite.
Leve ao forno a 180°C por aproximadamente 35-40 minutos



Poderá também gostar