lunedì 16 luglio 2012

Torta de maçã - pâte brisée (version sucrée) - com creme de fromage blanc à la vanille



Eu não sei qual é a dificuldade que as pessoas encontram em fazer a pâte brisée, e há tanta versão para uma receita tão simples.

Ok, a primeira massa que fiz, para a quiche, foi meio chata de ser trabalhada pelo fato de eu não ter lido direito a receita (que estava em francês) e ter pulado a parte do descanso de 30 minutos em temperatura ambiente.

Procurei dicas na internet e todas confundiram-me ainda mais, à primeira vista parece uma massa difícil, mas quem tem processador em casa e nunca usa, essa é a chance, e vai aposentar todas as outras receitas de massa de torta.

A massa doce difere da salgada principalmente por alguns aspectos:
-A massa doce repousa na geladeira por apenas 10 minutos.
-A salgada, por sua vez, deve repousar preferencialmente a noite toda ou no mínimo uma hora+30 minutos em temperatura ambiente e só então ser esticada com o rolo.
-A medida de água é mínima, 10 a 12 ml ( 2 colheres de café) e você pode ajustar um pouco mais, caso necessário, nessa massa eu usei uma colher de sopa.
-Pode ainda adicionar uma colher de creme frâiche e dár-lhe um pouco mais de maleabilidade.

Portanto não sei qual o problema!

Essa receita, além da massa rápida você não tem  nem o trabalho de montar a torta numa forma, basta esticá-la com o rolo sobre o papel manteiga, deixar uma borda mínima de 5 cm, colocar o recheio no meio e dobrar a borda como um pano, para dentro, formando uma trouxa semi-aberta.

Quem conhece a pâte brisée sucrée sabe quão saborosa ela é, e pra quem gosta de torta de maçã então...

Tanta mudança, mudança de tudo: na cozinha, na vida, nos meus velhos conceitos
 Veja que aqui temos um modelo de torta em formato um tanto quanto...hummm....diferente....mas a textura da massa e sabor valem o mínimo esforço empregado em sua confecção.

E, mais uma vez o aroma pela casa te lembram que é domingo, frio e chuvoso e, hehe: - "um cocô de tempo", como diria a minha mãe....
Mas o mundo aqui dentro ainda é bem melhor que o lá de fora....
Aqui dentro come-se bem, bebe-se bons vinhos e a companhia agradável do meu pastor alemão não é substituível por mais ninguém...
E, falando em pastores-alemães, que têm acompanhado o campar da minha existência, lembro o tema que há muito quisera escrever e que muito me assusta: maus-tratos aos animais.

O "grandão" da minha vida segue um Dharma que tenho com os animais, encontrado abandonado no estacionamento do aeroporto de guarulhos ele trouxe, para mim, a confirmação que muitas pessoas valem menos que um animal "irracional", por sua fidelidade, ternura e inteligência.

Você pode nem querer comprar meu livro de receitas, quando ele ficar pronto, por causa dessa afirmação, eu não me importo, afinal estou em mais um projeto ousado e escrevendo minha história com a Lina Bo Bardi e a Chanel sempre em mente, como ìcones e referências pessoais.
Minhas dificuldades até aqui foram, na sua maioria, vencer o bullying que sofri desde o primeiro ano da escola até o despeito das pessoas, que em sua medíocre vida, continuam a disparar contra aquilo que não podem entender.

Mas o "grandão" estava lá....também pudera, domingo friorento, pato no forno, patê de fígado (repeteco, mas dessa vez feito com fromage blanc) ficando pronto na geladeira, que mais um cão pode querer, além, é claro, do carinho da sua mamãe?
O céu existe...
E com todas as maçãs do paraíso....
-"mamãe, me dá um pouquinho?"

Torta de maçã- receita ótima

Pâte brisée sucrée:

225 gramas de farinha de trigo peneirada umas 3 vezes
125 gramas de manteiga terrivelmente gelada e cortada em fatias
1 gema de ovo
30 gramas de açúcar
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de café de suco de limão
12 a 14 ml de água gelada, ajuste se necessário

Modo de preparo:

Disponha a farinha peneirada com o açúcar e o sal em um copo de processador
Coloque as fatias de manteiga e bata até formar uma farofa, junte todos os outros ingredientes.
Retire a massa do processador, amasse um pouco até formar uma bola de massa homogênea
Embrulhe em papel filme, achate até formar um disco e coloque no refrigerador por 10 minutos.

Recheio:

2 maçãs verdessssssssss
1 colher de sopa de suco de laranja
30 gramas de açúcar
20 gramas de manteiga

Preparo:

Leve ao fogo as maçãs cortadas em fatias, mais a manteiga, cozinhe até que estejam macias
Junte o suco de laranja
Adicione o açúcar e cozinhe, mexendo, até que ele se dissolva.
Esfrie em temperatura ambiente

Montagem:

Disponha a massa sobre uma folha de papel manteiga, com o rolo de macarrão estique-a até formar um disco uniforme de mais ou menos 4 a 5 mm de espessura.
Sobreponha o recheio, no meio da massa e deixe uma borda de mais ou menos 4 a 5 cm de recuo.

 Feche a torta como se fosse uma trouxa, com as mãos, deixe um buraco no meio e se quiser coloque rodelas de maçãs vermelhas no meio e opcionalmente um pouco mais de açúcar em cubos ou até mesmo algum licor de maçã.
 Leve ao forno para assar, por aproximadamente 50 minutos a 180° C.

Sirva com creme de baunilha ou creme inglês
Para a minha torta usei queijo branco à baunilha.

Poderá também gostar