mercoledì 24 febbraio 2016

Falafel - verdadeiro, com grão de bico cru e massa que dá liga, sim, prometo



A senhora Aisha era esguia e muito forte. Aos 76 anos limpava o imenso tapete da sala de jantar, erguendo-o com os braços, rolando-o e depois colocando novamente no lugar. Eu tenho um imenso tapete em casa, e sei o quão pesado é suspendê-lo.

Um dia ela me chamou, fitou-me com aqueles pequenos olhos azuis e estendendo uma das mãos pediu-me que a acompanhasse, em sua cozinha americana, o mis en place sobre a bancada: -Vou lhe ensinar a fazer Falafel!

Essa receita de falafel ficou na memória, como algo que uma criança aprende, leva pra toda a vida.

Toda vez que vejo uma receita de falafel, seja na internet ou em algum livro, dizendo ser a receita original eu já fico com um pé atrás, afinal é tudo feito meio que no olho.

O sucesso do ponto da massa é o tempo de molho do grão-de-bico e uma a duas colheres de sopa de tahine ( pasta de gergelim). Eu acho muito estranho quando a receita pede fermento ou farinha de trigo, acho que esses dois ingredientes descaracterizam aquela, que eu julgo, ser a receita original.
 Pelo menos aprendi das mãos da Aisha, palestina de origem. E, ela adicionava uma pimenta verde no processador, junto com o tahine. Temperos verdes e um pouco de alho fica a critério de cada um.

 Eu não gosto de fritar, mas falafel assado já acho o cúmulo da descaracterização, por isso para não mergulhar os bolinhos no óleo eu achato um pouco antes de colocar na frigideira, de maneira que o pouco óleo seja suficiente para dourar cada lado por igual. Oóleo que estou usando ultimamente é uma mistura de uma colher de sopa de óleo de c^co e o restante azeite de oliva de garrafa de vidro. Para evitar a saturação do óleo na primeira leva de bolinhos, e claro fritá-los em fogo baixo-médio.


Falafel

Ingredientes

 400 gramas de grão-de bico deixados de molho durante a noite
2 a 3 colheres de sopa de tahine
1 pimenta verde, sem o talo (opcional)
folhas de salsinha, cebolinha, ou o que você tiver no quintal
100 gramas de pistache moído (moído sem a casca)
1 colher de chá de alho moído 
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta síria


Preparo

1. Deixe de molho o grão de bico por no mínimo 12 horas, escorra e lave-o algumas vezes para tirar a pele que envolve os grãos, ou esfregue-os em um pano de prato. Geralmente a casca do grão de bico sai facilmente com o tempo de molho, com a qualidade do produto, etc.

2. O grão de bico é feito cru, por isso NÃO PRECISA COZINHAR.
3. Em um processador de alimentos bata o grão de bico até quase virar uma pasta. Bem moído.
4. Acrescente a pimenta e bata novamente.
5. Acrescente o tahine e o restante dos ingredientes, MENOS O PISTACHE MO´IDO, até ficarem homogêneos.

6. Desligue o processador e com a ajuda de uma colher pegue um pouco da massa e tente formar o bolinho com o côncavo da mão, o bolinho deve ter uma liga que permita empana-lo no pistache moído sem se desmanchar muito. Caso não tenha ainda "liga" acrescente uma colher a mais de tahine, cuidado para não exagerar com a pasta de tahine ou os bolinhos ficarão com sabor amargo.

7. Aqueça óleo de côco e azeite de oliva em uma frigideira, mas não deixe que ferva. Adicione os bolinhos e frite-os virando apenas uma vez, até que estejam dourados. Os bolinhos fritos são sequinhos e levemente crocantes.
8. Devem ser apreciados na hora, ainda quentes.


Molho de iogurte natural

1 pote de iogurte natural integral
suco e raspas de meio limão siciliano
sal
Folhas de endro ou folhas de hortelã frescas picadas.
Pimenta branca moída na hora

Preparo

1. Em uma tigela junte todos os ingredientes e deixe na geladeira para tomar sabor por pelo menos 30 minutos






Poderá também gostar