lunedì 12 maggio 2014

Batatas Rösti e weisswurst e algumas mudanças



Sabe quando bate aquela canseira e você não sabe o motivo?
Daí que basta mudar a mobília de lugar e parece que sua vida muda junto. Assim estou me sentindo.

Eu volto de viagem com tantos planos e objetivos mas basta uma semana de rotina em casa e tudo vai pelo ralo. Não consigo, sequer, trabalhar no meu "escritório", encontro-o do mesmo jeito que deixei quando viajei e isso me entedia.

Talvez por não ter mudado muito a decoração, desde que me mudei, e matutando muito nos últimos dias, numa busca definitiva para essa apatia, resolvi mudar tudo.

Começa no cabelo, há muito que meu cabelo precisa de corte, que o escritório precisa de tinta,  roupas velhas serem doadas ou vendidas (isso é muito duro...snif).

Se você trabalha num ambiente que não gosta, como eu, simplesmente não produz, assim como dormir em cama ruim ou tomar banho num fio ralo de água de chuveiro elétrico, para que saia quente você fecha no mínimo, quase arrisca de queimar o bendito. Sei porque já passei por isso.

Vou pintar o escritório de preto, não total, uma parede apenas, colocar uns móveis prateados, trocar a cortina, a iluminação e fazer o ambiente gótico da minha adolescência.
E antes que me crucifiquem...
Jantei durante a semana sozinha, coisa que não fazia antes por preguiça de cozinhar pra mim mesma, mas eu preciso comer, todo mundo precisa. "Ok, faz algo rápido"- pensei. Rápido, analisando a mim mesma na cozinha , eu sou rápida, faço 2 pratos distintos, quentes e uma salada em uma hora, thom ka gai em 20 minutos (demora tudo isso por conta do arroz), massa e molho em 15 minutos.
 "Se pra duas pessoas eu sou rápida então pra mim mesma serei flash":

Fígado de boi na chapa de ferro com manjerona, alho e semente de mostarda e salada de rúcula, avocado e queijo de búfala. Um espumante rosè Brut, velinha na mesa, toalhinha xadrez e The Jesus and Mary Chain como tema musical, total vampira...
E foi essa a grande noite, o jantar que eu conversei com meu próprio subconsciente, aquele que te deixa louca, em dúvidas, etc.

E ele me disse "Mude, faça, acorde do sonho, caminhe".

 o_O   !

[Fofo esse cara, não?]

Já, já o povo que segue o blog verá algumas mudanças por aqui, mas leva tempo, afinal eu faço tudo "da sola", mal tive tempo de abrir o livro da Margherita Hack, que comprara em outubro passado, sequer testar minha garrafa de fazer chantilly ( que raiva)...

Enfim, aproveito esse período de "fome sem explicação" e faço a batata Rösti com "weisswurst".
A Rösti  é comum na região de Berna, e se você estiver passeando pela Suiça, pode tomar café da manhã numa típica fazenda dos arredores da cidade ou dar uma esticadinha até a região de Emmental ( onde é feito o queijo de mesmo nome) e comer essa especialidade local.

Fica mais fácil medir a quantidade usando uma batata média/grande por pessoa, aproximadamente, dependendo da fome, claro.
Nessa receita eu usei uma batata grande apenas.

Descasque e corte-a em quartos, coloque em uma panela com água fervente e cozinhe em folgo médio por aproximadamente 7 minutos ou até que estejam levemente macias por fora mas ainda firmes por dentro, fica fácil saber o ponto espetando um garfo da borda para o meio ou observando uma coloração mais escura no meio.
Escorra e espere que esfrie um pouco.
Passe no processador com o disco ralador.

Aqueça uma frigideira anti-aderente com uma colher de sopa de manteiga e disponha as fatias de batata como a foto abaixo:



Com a ajuda de um batedor de carne ou a base de um copo pressione a batata contra o fundo da frigideira em fogo alto, deixe tostar.



Com a ajuda de uma espátula revolva toda a porção de batata para que doure por igual, se quebrar não tem problema, na verdade na Suíça o cozinheiro mistura tudo em fogo alto sem se preocupar com a forma redonda achatada, e fica uma delícia.
Eu coloquei pedaços de mozzarella de búfala e um pouco de cebola roxa e alho, há quem adicione um ovo inteiro por cima e pedaços de speck ou qualquer outro defumado que houver na geladeira, ah, esqueci de mencionar o sal, mas é porque quase não uso.

Para a salsicha não há segredo, eu tostei em uma frigideira de ferro com apenas um pouco de spray de óleo vegetal, desses usados para untar fôrma de bolo, minha frigideira de ferro gruda e esse spray ajuda muito.




Fica muito, muito bom, apesar de não comer carne de porco não resisti em provar um pedaço com mostarda, muito alemão.
Da próxima vez usarei salsichas de frango ou de peru.
Poderá também gostar